/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/3/K/Cay0KqRqGBZeKyBZPEgw/inauguracao-hospital-universitario-ceara-lula-elmano-padilha.jpeg)
O presidente Lula participou da inauguração do novo Hospital Universitário do Ceará nesta quarta-feira (19) no bairro Itaperi, em Fortaleza, e durante a cerimônia agradeceu aos profissionais de saúde pelo atuação durante a pandemia de Covid-19, que completou cinco anos neste mês.
A solenidade de inauguração do hospital contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do governador do Ceará, Elmano de Freitas; e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
“Um estado que consegue fazer um hospital dessa qualidade e um SUS que pode ajudar a fazer um hospital desse funcionar, não deve nada a ninguém. O SUS era muito desacreditado, a imprensa falava muito mal do SUS. E aí veio a Covid, e quem salvou esse país foi exatamente o SUS, que era desacreditado, com funcionários, médicos, enfermeiras, motoristas, pessoas da limpeza correndo de risco para salvar as pessoas”, disse Lula.
Após quatro anos de construção, o hospital vai começar a operar com cerca de 30% da capacidade. Conforme o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o hospital vai começar a funcionar imediatamente, com 240 leitos dos 830 em plena operação.
O hospital deve se tornar a maior unidade de saúde da rede pública estadual do Ceará, abrangendo quase 40 especialidades médicas. As primeiras especialidades disponibilizadas serão de oncologia e cardiologia.
A nova unidade receberá casos de alta complexidade e dará suporte aos hospitais da região metropolitana de Fortaleza e às unidades do estado.
Em seu discurso, o governador Elmano de Freitas afirmou que o Hospital Universitário vai funcionar em sintonia com os outros hospitais de Fortaleza por meio da Central de Regulação, que monitora a ocupação de leitos.
“Fica um hospital com paciente sem ter como atender, e tem um outro hospital podendo atender, mas não sabe onde está o paciente”, exemplificou Elmano. “[Com a Central] onde tiver uma vaga, o cidadão não vai ficar esperando para ser atendido”.
Funcionamento em etapas
Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Universitário por meio da Central de Regulação. A central atua encaminhando as pessoas que precisam de atendimento para as unidades disponíveis.
Conforme a pasta, o Hospital Universitário vai começar a funcionar em etapas. A primeira fase de funcionamento terá os serviços especializados em cirurgia vascular, oncologia clínica e cirúrgica, hematologia, urologia e cirurgias de cabeça e pescoço.
A unidade também terá um centro de imagem completo, com ressonância magnética, tomografia computadorizada, hemodinâmica, ultrassonografia, ecocardiograma e eletrocardiograma.
g1