Crato. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), metrô de superfície do Cariri, colidiu na tarde desta quarta-feira (06) com um caminhão no bairro São Miguel, neste município. De acordo com o motorista do caminhão de placas MNC – 9787 (inscrição de Barbalha-CE), nem a cancela, nem os avisos sonoros e luminoso foram acionados. “Além do mais, o maquinista buzinou muito perto, sem tempo para evitar o acidente”, acrescentou.
O condutor disse ainda que tentou “engatar a ré, mas como havia outros veículos atrás, não conseguiu evitar o choque”. O acidente aconteceu no cruzamento antes da Escola Profissionalizante Violeta Arraes e do Campus de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA). Ninguém ficou ferido, houve apenas danos materiais.
O Metrô ficou inoperante por cerca de 45 minutos. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) do Crato foi acionado para auxiliar o trafego no local.
Código de Trânsito Brasileiro
Apesar das alegativas do condutor do caminhão, o Código de Trânsito Brasileiro prevê que a linha férrea é sempre preferencial, e transpô-la sem parar constitui-se em infração gravíssima. Segundo especialistas, um trem, com velocidade moderada a baixa, necessita de pelo menos 500 metros para parar totalmente, após o maquinista acionar os freios.
Dicas de segurança
– Ao se aproximar da linha férrea, pare o veículo totalmente, observe e só depois siga em frente;
-A linha férrea é sempre preferencial;
-Redobre a atenção em caso de neblina ou chuva;
-Nunca estacione próximo da linha férrea;
-Aguarde a passagem total do trem, caso não aja cancela no local
Nordeste Noticia
Fonte: Diário do Nordeste