Moradores de cidades do Ceará ficaram impressionados com luzes vistas no céu nesta quarta-feira (5). As luzes, em sequência e em baixa altitude, levantaram a dúvida sobre o que seriam aqueles objetos não identificados.

Um dos registros enviados ao g1 são de moradores de Ipueiras e Boa Viagem, na Região da Ibiapaba e Centro-Sul.

Na verdade, as luzes vistas são de satélites artificiais que formam a “Starlink”em órbita da Terra desde 2019. Devido às boas condições meteorológicas, eles podem ser vistos pelos cearenses. O projeto pretende levar internet rápida e de qualidade para todo o planeta via satélite.

Mas eles podem ser vistos novamente de tempos em tempos. Há uma ferramenta onde é possível saber quando os satélites Starlink estarão visíveis novamente. A plataforma “Find Starlink” mostra os dias e horários onde eles estarão visíveis conforme a região do planeta.

Luzes do ‘Starlink’ chamam atenção de moradores de Ibiapina e Tianguá, no Ceará

“Por volta das 18h40min, um agricultor da localidade de Lagoa do Arroz, Ipueiras, avistou várias luzes piscantes no céu. As mesmas se seguiam e depois de um certo tempo desapareceram”, informou o Corpo de Bombeiros sobre os relatos das luzes no céu.

 

“Olha o que passou por aqui! O trem satélite, muito lindo”, afirmou a moradora Vanessa Martins de Hidrolândia.

 

Moradora Vanessa Martins de Hidrolândia fez o registro dos satélites: "Muito lindo". — Foto: Vanessa Martins
Moradora Vanessa Martins de Hidrolândia fez o registro dos satélites: “Muito lindo”. — Foto: Vanessa Martins

Starlink opera em órbita baixa — Foto: Pesquisa BBC
Starlink opera em órbita baixa — Foto: Pesquisa BBC

O que é o Starlink

 

O projeto Starlink foi idealizado em 2015 pelo empresário Elon Musk e é administrado pela empresa aeroespacial SpaceX. Objetivo é fornecer cobertura global de internet para todo o mundo, especialmente para as regiões que possuem fraca conectividade por banda larga.

Para isso, o programa pretende usar uma rede de milhares de satélites, formando uma constelação de pelo menos 12 mil unidades em órbita. O programa teve autorização da Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos (FCC) para começar a operar em 2018.

Os primeiros satélites foram colocados em órbita em 2019. Atualmente já são mais de mil satélites no espaço.

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!