O Governo do Ceará vai convocar os candidatos aprovados em concursos para a Polícia Militar do Ceará (PMCE): são 1.200 vagas imediatas para soldado e 113 para 2º tenente. Os pleitos estiveram envolvidos em polêmica após suspensão da Procuradoria-Geral da República (PGR) por limitar vagas em 15% as vagas para mulheres.
O governador Elmano de Freitas entrou com recurso e conseguiu a liberação com o Supremo Tribunal Federal (STF). A limitação de vagas foi extinta.
O anúncio foi feito pelo governador em live nas redes sociais. O novo edital de chamamento será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (11).
“Nós nos adaptamos à regra do Supremo, que foi decidida para o Brasil inteiro. Então, vamos convocar os policiais militares para fazer a formação. No caso, a formação é de seis meses, sendo os primeiros três meses interno e depois é teoria e prática, já indo para a rua atuar com aquilo que aprendeu”, explicou Elmano.
Ainda de acordo com o governador, o curso para esses profissionais deve começar na segunda quinzena de fevereiro deste ano.
Ampliação do cadastro de reserva
Para além do chamamento imediato de 1.313 aprovados, também foi aprovada a ampliação do cadastro reserva para ambas as funções. No caso do posto de soldado, o cadastro de reserva passa de 500 para 820 vagas.
“Nós tínhamos em torno de 290 pessoas que não tinham, sequer, participado da fase final do concurso. Eu peço atenção a essas pessoas, pois serão chamadas para fazer as próximas fases e, sendo aprovadas, entrarão no cadastro reserva”, explicou o governador ao se referir que dentro das 820 vagas há 290 novos candidatos aptos a concluírem as demais etapas do certame.
Ainda conforme o governo cearense, para o cargo de 2º tenente a ampliação foi de 187 para 477 vagas. Desta forma, as vagas correspondem aos 224 candidatos já aprovados da ampla concorrência e aos 66 das cotas que, pelas regras atuais, estariam eliminados, e mais um novo candidato a ser convocado.
g1