O Governo do Ceará iniciou, nesta terça-feira (27), a utilização de um modelo de carro de polícia elétrico. O veículo, disponibilizado por meio de parceria com a empresa BYD, tem autonomia para 400 quilômetros e possui dois modelos de recarga, o rápido de duas horas e o prolongado de até oito horas.
A viatura elétrica irá atuar em período de teste, em Fortaleza, pelos próximos 90 dias, cedido à Casa Militar.
Conforme o assessor-executivo da Casa Militar, Francisco Erlanio, o equipamento, mesmo em fase piloto, passará por adaptações apontadas pelos policiais para melhor aproveitamento do veículo.
“A Casa Militar se soma a esse processo voltado para o reforço das energias renováveis. Por aqui, estaremos sempre em contato com a empresa para reportar melhorias e possíveis necessidades de arrumação do veículo”, disse Francisco Erlanio.
Leonardo Dallolio, representante da BYD no Ceará, ressalta o baixo custo de manutenção do equipamento.
“Estamos começando essa iniciativa pelo Ceará também pelo alinhamento junto às políticas públicas do estado benéficas ao meio-ambiente. A ideia é levar para outros estados, mas o Ceará é pioneiro nesse sentido. O veículo chega sem custos, já preparado para uso e possui um baixo custo de manutenção. Também queremos trazer outros modelos para teste”, falou Leonardo Dallolio.
Apesar do representante da BYD citar o Ceará como pioneiro no uso do carro elétrico na polícia, em fevereiro de 2022 a empresa também entregou um carro elétrico a Polícia Militar da cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, para ser usado em testes no policiamento da região.
SVM