A proposta de inclusão do nome de Padre Cícero no Livro de Heróis e Heroínas foi aprovada, nesta quinta-feira (4), pelos deputados federais na Câmara, em Brasília. A proposta, de autoria do deputado José Guimarães (PT), ainda precisa de aprovação no Senado.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um documento que preserva os nomes de figuras que marcaram a história do Brasil. O chamado Livro de Aço encontra-se no Panteão da Pátria, na praça dos Três Poderes, em Brasília.
“Padre Cícero é tido como santo por uma imensa legião de fiéis espalhados pelo Brasil”, disse o autor do projeto de lei. Em 2022, a Igreja Católica iniciou processo de beatificação. A relatora em Plenário, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), também recomendou a aprovação da PL 10/2020 e apensados.
Padre Cícero Romão Batista viveu no Ceará. Nasceu em Crato, em 1844. Ordenado padre em Fortaleza, em 1870, foi ainda prefeito de Juazeiro do Norte, onde morreu em 1934. A estátua em homenagem ao religioso, inaugurada em Juazeiro do Norte em 1969, recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de romeiros e visitantes.
“Uma grande vitória. Quero me dirigir a todo o Cariri, dizer da minha fé e compromisso, e desse reconhecimento que a Câmara dos Deputados faz. É uma questão de justiça”, complementou o deputado cearense.
Diário do Nordeste