O bispo de Parnaíba Dom Juarez de Souza da Silva foi nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (4) como oitavo arcebispo de Teresina após pedido de renúncia apresentado por Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho.
O novo arcebispo de Teresina nasceu em Cabeceiras do Piauí. Cursou ensino fundamental na cidade natal, já o ensino médio foi realizado no seminário da Assunção, em Jacarezinho (PR).
Após 10 anos de episcopado na Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito torna-se bispo emérito nesta Igreja particular.
Por meio de nota, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma saudação ao novo arcebispo de Teresina, Dom Juarez de Souza da Silva, e um agradecimento a Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho.
O novo arcebispo é bacharel em filosofia e teologia no seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, tem graduação em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é mestre em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, na Itália.
Atualmente é presidente do Regional Nordeste IV da CNBB, sendo nomeado, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, o 8º arcebispo metropolitano de Teresina. Dom Juarez tem o lema episcopal Ut vitam habeant (Para que tenham vida – Jo 10,10).
Ordenação e funções anteriores
Foi ordenado diácono em julho de 1993, na catedral de Santo Antonio, em Campo Maior (PI); em março de 1994 tornou-se presbítero na matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras; sagrou-se bispo maio de 2008 na catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, onde seu exerceu seu ministério episcopal, até ser transferido para a diocese de Parnaíba, como bispo coadjutor.
Ao ser nomeado coadjutor pelo Papa Francisco em 2016, dom Juarez passaria a ser o próximo bispo diocesano de Parnaíba, fato ocorrido no dia 24 de agosto do mesmo ano, por ocasião da acolhida da renúncia de dom Alfredo Schaffler.
Exerceu as seguintes funções anteriores ao episcopado: administrador da paróquia de São José, em Altos, de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do seminário maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), de 2002 a 2008; Professor de História da Igreja e Patrística, de 1998 e de 2002 a 2007.
g1