O governador Elmano de Freitas (PT) disse, nesta terça-feira (3), que vai colocar equipes da Polícia Militar fixas em conjuntos habitacionais dominados por organizações criminosas.
A medida buscará inibir a expulsão de famílias devido à disputa por territórios entre facções. A informação foi dada em entrevista ao Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares.
“Temos que garantir a retomada de territórios”, frisou.
“Sei da atuação de organizações criminosas em conjuntos habitacionais construídos pelo Estado. Nós já estamos instituindo o comando de prevenção da Polícia Militar, que eu vou colocar dentro desses conjuntos habitacionais para a Polícia ficar lá de maneira permanente. Nós não mais aceitaremos de maneira alguma facção criminosa expulsando famílias de suas casas”
ELMANO DE FREITASGovernador do Ceará
Ainda durante a entrevista, Elmano reforçou que fará novo concurso para a Polícia Civil para fortalecer o trabalho de inteligência da instituição no combate ao crime organizado no Ceará, além de convocar aprovados no último certame.
“Eu vou fortalecer a nossa Polícia Civil para termos mais inteligência apurando como essas facções estão atuando no Estado do Ceará. Para apurarmos, descobrirmos e prendermos os chefes dessas organizações criminosas”, destacou.
O governador disse que o trabalho na Segurança Pública será integrado a políticas de juventude para evitar que crianças e adolescentes sejam cooptados pelas facções.
Ele prometeu, ainda, ampliar o número de equipamentos da Casa da Mulher Brasileira para 10 no Estado.
SAP
Ainda em relação à Segurança Pública, Elmano reforçou a informação de que policiais penais irão utilizar câmeras em seus uniformes, que serão integradas à polícia e a CGD, como medida de coibir abusos – tanto por parte dos agentes como de presos. Além da polícia, a Controladoria Geral de Disciplina também terá acesso às imagens 24 horas.
“Nós, evidentemente, tivemos denúncias de casos, que estão sendo apuradas rigorosamente, de acontecimento de tortura no sistema prisional. E há uma determinação, inclusive, do próprio secretário Mauro [Albuquerque] para essa investigação. Eu já determinei que, no sistema prisional, os policiais penais utilizarão câmeras permanentemente”, frisou.
A previsão é que as câmeras sejam instaladas em fevereiro, conforme anunciado por Albuquerque durante a posse, no último domingo (1º).
Diário do Nordeste