Uma chuva de granizo acompanhada de uma forte ventania causou prejuízos em Solonópole, no interior do Ceará, no último sábado (8). A tempestade se concentrou em localidades na zona rural do município.
Na fazenda Angico, três galpões ficaram bastante danificados e uma casa, totalmente destelhada. A proprietária disse que, no momento da chuva, só havia dois vaqueiros no local, mas ninguém se feriu.
Nos sítios vizinhos, Itaúna, Independência, Silêncio e Santa Fé, os moradores relataram que também tiveram casas destelhadas e portas arrancadas. Um poste também foi danificado, deixando os moradores sem energia elétrica até a tarde desta segunda (10). O prejuízo total na região ainda vai ser calculado.
O granizo se forma através de uma nuvem chamada “Cumulonimbus”, que alcança áreas muito frias, congelando as gotículas de água, que se transformam nos granizos. De acordo com o professor de meteorologia Danúsio Souza, a alta umidade e o calor fazem com que ocorra a formação dessas nuvens, causando chuvas pontuais no interior do estado.
Granizo em Iguatu
Chuva de granizo surpreende moradores de Iguatu, no interior do Ceará.
Uma chuva de granizo, registrada no último sábado (10), surpreendeu moradores de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. Uma mulher filmou as pequenas pedras de gelo que caíram em uma cama da casa dela. O fenômeno meteorológico aconteceu por volta de 16h e durou cerca de 15 minutos.
O município tem características geográficas que podem contribuir com o fenômeno, como a presença de pequenas e médias montanhas no entorno, e também o acúmulo de fatores como circulação do vento, da umidade do ar e da temperatura.
Apesar disso, o fenômeno surpreende por conta do mês em que ele ocorre, já que o período é normalmente de altas temperaturas no Ceará. A chuva, contudo, não deixou registro de prejuízos materiais.
Até a publicação desta reportagem, a chuva não constava no Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
g1