Ceará tem 87 das 100 melhores escolas públicas do Brasil, diz Ideb — Foto: Carlos Trinca/EPTV
Ceará tem 87 das 100 melhores escolas públicas do Brasil, diz Ideb — Foto: Carlos Trinca/EPTV

Dados oficiais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados nesta sexta-feira (16), mostram o Ceará como o Estado com 87 das 100 melhores escolas públicas nos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. No entanto, especialistas apontam problemas que podem levar a interpretação errada das informações.

Houve pouca variação em relação à edição anterior, de 2019, mas isso não significa que não houve perdas na aprendizagem na pandemia ou que as desigualdades regionais não se acentuaram no período.

Entre as variáveis que podem comprometer os dados está o fato de que parte das redes de ensino adotou a aprovação automática na pandemia (e terá, portanto, um Ideb artificialmente mais alto) e pela primeira vez, também por causa da Covid-19, a porcentagem de alunos que fizeram a avaliação (Saeb) pode ser muito mais baixa em alguns estados. Com isso, comparações e rankings não serão fiéis à realidade.

Levando em consideração ao que foi divulgado pelo Ideb, a melhor escola pública para estudantes do 1º ao 5º ano do Brasil é a Francisca Diogo Gomes EEF, que fica no município de Massapê, no interior do Ceará. Em seguida, aparece a escola Antônio Silvano Balacó e o Centro Educacional Rural, ambos no município de Pires Ferreira.

Em relação aos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), as escolas do Ceará também tiveram bom desempenho. As oito escolas públicas que aparecem mais bem colocadas nessa faixa educacional são cearenses, sendo a primeira a Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim José Monteiro, em Cruz.

O Ceará também é destaque no ensino médio, ocupando o 3º lugar geral no Ideb entre as melhores escolas do país.

LEIA TAMBÉM:

Matrículas na rede pública de educação caem quase 2% em um ano no Ceará, diz Inep
A governadora do Ceará, Izolda Cela comentou nas redes sociais sobre os dados divulgados pelo Ideb e disse que o estado é “referência no país, mesmo com os difíceis anos de pandemia”.

“No Ceará, seguimos comprometidos com o foco na recomposição das aprendizagens”, disse a governadora.

 

 

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!