Sessão da Câmara — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Sessão da Câmara — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A maior parte da bancada cearense no Congresso Nacional tenta reeleição. Dos 22 deputados federais da bancada cearense eleitos em 2018, 18 vão tentar se manter no cargo por meio da eleição, o que equivale a 82%.

 

 

 

Quatro deles não vão tentar a reeleição:

Capitão Wagner: tenta eleição para o Governo do Estado do Ceará.
Genecias Noronha: teve o mandato cassado por crime eleitoral na campanha de 2018.
Pedro Bezerra: cassado por decisão do TSE, acusado de se beneficiar da máquina pública nas eleições de 2018.
Roberto Pessoa: exerce o cargo de prefeito de Maracanaú.

Em todo o Brasil, dos 513 deputados federais eleitos, 427 vão tentar se manter no cargo na eleição deste ano. O número equivale a 86,9% do total, superando o recorde anterior, de 1998, quando 443 tentaram se reeleger. Ao todo, 10.453 candidatos disputam uma vaga na Câmara.

Na última eleição, em 2018, 404 parlamentares tentaram a reeleição. A média de candidaturas em busca de reeleição na Câmara é de 408 deputados, com base em dados de 1990 a 2022.

Considerando apenas os deputados eleitos em 2018, o número de candidatos à reeleição é um pouco menor: chega a 427, equivalente a 82% do total, mesmo índice no ceará.

A diferença entre os que estão em exercício e os que foram eleitos ocorre porque parte dos parlamentares deixa o cargo durante os quatro anos de mandato, como o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (PSDB-SP). Ele não irá concorrer na disputa deste ano.

 

 

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!