Gostar de uma pessoa sempre é igual, independente da idade. E todo relacionamento tem os seus percalços e alegrias, não importa o quanto os parceiros sejam velhos e novos. A dúvida é: é possível um relacionamento saudável entre pessoas de idades diferentes?
A diferença de idade raras vezes é um problema. O único caso problemático em relação a isso é quanto uma pessoa do casal já alcançou a maioridade e o outro não. Neste caso, a situação pode inclusive configurar um crime, se o parceiro de menor idade não possuir 14 anos completos.
Nas demais hipóteses, a diferença de idade não é um impeditivo para a relação. É possível possuir um relacionamento saudável, mesmo que o casal possua uma diferença de 20, 30 ou 40 anos.
Claro que vão existir dificuldades. Dependendo da diferença da idade, existirão alguns choques geracionais. Determinados comportamentos vão ser considerados estranhos para quem não for daquela geração, isso acontece.
Por exemplo, um parceiro pode dar a ideia de abrir a relação ou de ter uma disponível uol. Esse tipo de ideia pode não ser muito bem recebida por algumas faixas etárias.
Quais os problemas de namorar alguém com idade muito diferente da sua?
Qual tipo de dificuldade pode existir quando há uma diferença de idade muito grande? Bom, a primeira é a diferença na disposição. Inclusive na disposição sexual de cada um.
Decerto, quem é mais jovem possui maior vitalidade e pode ser que o membro mais velho da relação não tenha pique para aguentar. Nesse momento um pouco de conversa pode ajudar. O importante é dar o máximo de si, enquanto o corpo aguentar.
Outro aspecto que pode atrapalhar a convivência são as memórias. O saudosismo, típico de quem já viveu os anos mais movimentados de sua vida, pode incomodar quem é mais novo.
Nesse ponto, deve-se tomar o cuidado de incluir o parceiro na conversa, ou ouvir a opinião e experiência dele ou dela, sem julgamento de valor.