A abertura do Festival Mel Chorinho e Cachaça, em Viçosa, levou dezenas de turistas piauienses a subir a Serra da Ibiapaba, no Ceará, nesse sábado (30). O público piauiense aproveitou a temperatura amena e provou as bebidas produzidas na região.
A piauiense Márcia Araújo foi de Cocal com o namorado para o Viçosa. Ela contou que matou a saudade de assistir a um show em praça pública.
A abertura contou com uma apresentação do grupo de samba paulista Demônios da Garoa.
“Eu adoro o clima daqui, é muito agradável. É bastante diferente da nossa cidade, apesar de ser tão perto. Aqui a gente precisa estar sempre bem coberto!”, brincou.
A professora Auricélia Brito viajou de Piripiri com um grupo de amigas do Piauí e do Ceará para o evento. Apaixonada pelo clima frio, ela disse que está ansiosa pela próxima viagem, para o Festival de Inverno de Pedro II: “Estou amando!”
Segundo o diretor técnico do Sebrae Ceará, Alcir Porto, o objetivo do Festival é valorizar os produtos tradicionais da região serrana, como a cachaça e a produção de mel, e apresentá-los ao público de outras regiões.
“Nesse momento, o mundo todo está aprendendo a valorizar produtos de origem, tradicionais. São produtos originários de uma comunidade, que preservam o meio ambiente. Mel, cachaça, artesanato de origem, todo produto que tem uma identidade cultural”, comentou Alcir.
Para ele, é uma oportunidade de integração entre produtores do Ceará e do Piauí andarem juntos para conquistar outros mercados. O Piauí tem tradição na fabricação de cachaça e é um dos maiores produtores de mel do país.
“A integração vai possibilitar lançar produtos juntos, fazer eventos compartilhados. Já temos outras ações no turismo, como a Rota das Emoções, e nós temos interesse em aproximar esses produtores e tornar nosso evento um evento regional dos dois estados”, disse.
A abertura do Festival Mel, Chorinho e Cachaça reuniu quase 10 mil pessoas no complexo Igrejinha do Céu, em Viçosa do Ceará. O festival acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho.
Nordeste Notícia
Fonte: g1