As mortes de cinco pessoas por afogamento abalou a cidade de Independência, no interior do Ceará, nesta sexta-feira (25). Durante a tragédia, bombeiros e moradores do município se reuniram no açude onde ocorreu o incidente, na tentativa de salvar as vítimas.
Entre as pessoas que atuaram nos resgates está Abimael, maqueiro do Hospital Municipal Cel. João Gomes Coutinho. Em entrevista ao portal O Sobralense, o funcionário relembrou os momentos de desespero para retirar as vítimas da água.
“No momento que fui tirar as crianças de dentro da água, levando nos braços, fiquei lembrando das crianças que tenho em casa. Tenho irmão dessa idade, tenho uma irmãzinha dessa idade também. A gente só lembra na hora, fica sem saber o que fazer, pensar agir ou dizer. É uma cena que vai fica guardada o resto da vida na minha mente”, disse o homem.
Abimael estava de plantão no hospital quando soube dos afogamentos através de um pescador e comunicou a equipe da unidade, que foi ao local para atuar no socorro as vítimas.
“Por volta das 14h20 um dos pescadores identificou que estava ocorrendo um afogamento na barragem. Ele me comunicou e prontamente já avisei a equipe, aos integrantes do plantão e nos deslocamos ao local com todo suporte, ambulância e tudo”, afirma o funcionário do hospital.
Segundo o maqueiro, ao chegar no local e vê o desespero nas buscas pelas vítimas, ele resolveu entrar no açude para ajudar.
“Quando vi aquela cena rapidamente me desfiz das minhas vestes, fiquei só de calça e entrei para dentro da água. Fui nadando e encontrei duas crianças que eu resgatei. A de 9 anos foi a que eu peguei por último. Peguei na água e fui trazendo para a margem. Assim que entreguei para a moça do Samu já voltei para a água para pegar a segunda vítima.Não pensei nada, só queria resgatar todas as vítimas. Infelizmente das seis, cinco não sobreviveram”, lamenta o homem.
Uma sexta pessoa que se afogou e chegou a ser considerada desaparecida conseguiu nadar até a margem e obteve ajuda de pescadores, conforme o Corpo de Bombeiros.
Duas das cinco vítimas são irmãos e outras três pessoas são da mesma família.
As vítimas foram identificadas como:
- João Miguel de Souza Silva, 6 anos
- Raimundo Josiel de Sousa Silva, 9 anos
- Ana Vitória Camelo do Nascimento, 9 anos
- Maria Nayara Camelo do Nascimento, 13 anos
- Antônia Silvana Camelo do Nascimento, 18 anos
Crianças brincavam na água
“As crianças foram brincar, estava chovendo forte na hora e elas se afogaram. A gente ainda não sabe exatamente a dinâmica de como tudo aconteceu, mas é possível que as outras duas pessoas, uma adolescente e uma adulta de 18 anos, tenham tentado ajudar e também se afogaram, infelizmente”, afirma o tenente-coronel Romero, que coordena a operação no local.
A Prefeitura de Independência divulgou uma nota de pesar pelas mortes por afogamento das três crianças e das duas jovens na Barragem Cupim.
“Ainda consternados, manifestamos nossos sentimentos e nos solidarizamos com as famílias enlutadas, ao tempo que estamos prestando através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social todo suporte necessário às famílias enlutadas”, diz um trecho da publicação da prefeitura.
Governador lamentou as mortes
Em postagem nas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) lamentou as mortes e disse que recebeu “com tristeza” a notícia dos afogamentos.
“Recebi com profunda tristeza a notícia da morte, por afogamento, de três crianças e duas adolescentes, enquanto tomavam banho em uma barragem no município de Independência. O Corpo de Bombeiros e a PM foram chamados imediatamente para atender a ocorrência, e as equipes de assistência social deverão dar apoio às famílias das vítimas. Meus sentimentos de pesar a todos nesse momento de tamanha dor”, escreveu o governador.
Nordeste Notícia
Fonte: SVM