O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe Falei”, confirmou a autoria de áudios em que fala que mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres”.

Após o vazamento das mensagens, o deputado pediu desculpas, disse que o que falou foi um erro e abandonou a pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo neste sábado (5).

As falas foram alvo de críticas de políticos e personalidades. Companheiro de partido do deputado, o pré-candidato à presidência, Sérgio Moro, também lamentou as declarações de Arthur do Val.

Veja abaixo perguntas e respostas sobre o caso:

O que dizem os áudios?

Nos áudios, que circulam nas redes sociais desde a noite desta sexta (4) e teriam sido enviados para integrantes do MBL, há declarações machistas e misóginas.

“São fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’. É inacreditável a facilidade. Essas ‘minas’ em São Paulo você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui são super simpáticas”, diz o áudio

As declarações teriam sido feitas durante viagem à Ucrânia. Ele disse ter viajado para enviar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país.

Nos áudios, o deputado estadual também teria comparado a fila de refugiadas à fila de uma balada.

“Acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui.”

Em outro trecho, o áudio diz: “Passei agora quatro barreiras alfandegárias, duas casinhas pra cada país. Eu contei, são doze policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram ‘minas’ que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá”.

 

O que o deputado disse sobre os áudios?

 

Deputado Arthur do Val (Podemos) chega ao Brasil
Deputado Arthur do Val (Podemos) chega ao Brasil

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã deste sábado (5), o deputado estadual confirmou que são seus os áudios.

Inicialmente, ele disse que “houve um mal entendido” e que as “pessoas estão misturando os áudios com outro contexto”.

“Foi errado o que eu falei, não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação“, disse ele.

 

Depois, o deputado gravou um vídeo no qual declarou que suas frases foram “machistas” e “escrotas” e afirmou que se comportou “como um moleque” ao responder a perguntas de amigos em um grupo de conversas entre parceiros do futebol.

Em vídeo, Arthur do Val diz que pode deixar pré-candidatura após fala sobre ucranianas

“Eu só quero que as pessoas me julguem pelo que eu fiz, não pelo que eu não fiz”, disse o deputado.

Segundo Arthur do Val, os áudios não foram enviados a grupos “de política” e ele já estava na Eslováquia, quando teve acesso a internet, ao enviá-los.

Qual foi a posição do partido?

 

O Podemos chamou de “gravíssimas e inaceitáveis” as declarações do deputado.

“Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro país, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo”, diz nota assinada por Renata Abreu, deputada federal e presidente do Podemos.

Renata Abreu, presidente do partido, disse ainda que a legenda abriu um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos.

Sadi: Deputado Arthur do Val pode ser expulso do Podemos

Sadi: Deputado Arthur do Val pode ser expulso do Podemos

A pré-candidatura a governador foi afetada?

 

Sim. O deputado afirmou, em uma publicação nas redes sociais neste sábado (5), que enviou pedido à presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, para a retirada de sua pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo.

“Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas ou com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas. Não tenho compromisso com o erro. Por isso, entrei em contato com a presidente do Podemos, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo”, escreveu ele.

O que disse o MBL?

 

Em nota divulgada em suas redes sociais, o Movimento informa que repudia o conteúdo dos áudios, mas que o fato “não invalida o objetivo da viagem” de Do Val à Ucrânia.

“O MBL repudia o teor dos áudios do seu integrante, o deputado estadual Arthur do Val e subscreve o que o próprio declarou oficialmente: ‘não são corretos com as mulheres brasileiras, ucraniana e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho’.

Tal fato, contudo, não invalida o objetivo da viagem, que se cumpriu ao arrecadarmos mais de R$ 250 mil para os refugiados ucranianos, que foram e estão sendo distribuídos, explicitando nosso propósito em vídeos que o grande público poderá assistir.

Ainda assim, lamentamos o mal-estar que causamos às pessoas, especialmente mulheres, que se indignaram sinceramente com os áudios. A essas pessoas, nossos mais sinceros pedidos de desculpas.”

Quem repudiou as falas?

 

Políticos e autoridades repercutiram as declarações do deputado.

Damares Alves, ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, classificou os áudios como “horripilantes” e disse que o “comportamento não é compatível com o de um representante do povo”.

João Doria (PSDB-SP), governador de São Paulo, disse que é “repudiante a fala do deputado Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas”.

Já Manuela D’Ávila, ex-deputada federal, disse que “a essência dele (e de sua turma) está ali naquele áudio barato: ódio aos pobres e as mulheres, a demagogia de ir a um país em guerra dizendo que leva doações enquanto parece fazer turismo sexual.”

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados – formada pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, emitiu uma nota repudiando as declarações.

Já o movimento social UneAfro Brasil representou ao Ministério Público pedindo investigação sobre o áudio de Arthur do Val, dizendo que ele “incentiva o turismo sexual”.

Na noite desta sexta (4), o PT entrou com uma representação contra Arthur do Val na Assembleia Legislativa de São Paulo por quebra de decoro parlamentar.

O que disse Sérgio Moro?

 

O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), pré-candidato à Presidência e aliado do parlamentar, lamentou os áudios, em nota.

“Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público”, diz a nota.

Sérgio Moro em entrevista ao programa 'Pânico' nesta segunda-feira, 14 de fevereiro — Foto: Reprodução
Sérgio Moro em entrevista ao programa ‘Pânico’ nesta segunda-feira, 14 de fevereiro — Foto: Reprodução

“Meu respeito incondicional às mulheres em geral e às ucranianas, em especial, porque além de todos os problemas diários enfrentados, precisam conviver com os horrores da guerra. Tenho uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos –tanto no campo público quanto na vida privada. Portanto, jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime. Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige”.

Moro não cita o crime que Arthur do Val teria cometido, mas, segundo a assessoria, ele se referiu ao crime de misoginia.

O deputado pode ser cassado?

 

Na noite desta sexta, o PT entrou com uma representação contra Arthur do Val na Assembleia Legislativa de São Paulo por quebra de decoro parlamentar. De autoria do deputado Emidio Pereira de Souza (PT-SP), a carta pede que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar apure o caso.

“O presente caso merece, evidentemente, apuração pela quebra de decoro parlamentar; competindo, assim, a este colendo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar afirmar sua repulsa ao sexismo e a qualquer forma de discriminação, reforçando posicionamento de integral solidariedade e respeito às mulheres que se viram aviltadas em sua dignidade pela manifestação do parlamentar, nos termos e conformes dos procedimentos adrede especificados.”

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar poderá instaurar uma sindicância, solicitando a perda de mandato do deputado, que então seria decidida pela Assembleia Legislativa, em sessão secreta. A solicitação ocorre se o conselho decidir que o parlamentar teve comportamento incompatível com o decoro parlamentar.

Deputado Arthur do Val envia áudio considerado machista sobre mulheres ucranianas

Deputado Arthur do Val envia áudio considerado machista sobre mulheres ucranianas

“O presente caso merece, evidentemente, apuração pela quebra de decoro parlamentar; competindo, assim, a este colendo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar afirmar sua repulsa ao sexismo e a qualquer forma de discriminação, reforçando posicionamento de integral solidariedade e respeito às mulheres que se viram aviltadas em sua dignidade pela manifestação do parlamentar, nos termos e conformes dos procedimentos adrede especificados”, disse o deputado Emídio em sua representação contra Arthur do Val.

Qual foi a reação da comunidade ucraniana?

 

A Sociedade Ucraniana do Brasil divulgou uma nota em que classificou como “repugnantes e tenebrosos” os áudios e disse que aproveitar-se de fragilidades durante uma guerra é “desumano” (veja a nota abaixo).

Nota da Sociedade Ucraniana do Brasil sobre áudios do deputado Arthur do Val (Podemos) — Foto: Reprodução

Nota da Sociedade Ucraniana do Brasil sobre áudios do deputado Arthur do Val (Podemos) — Foto: Reprodução

Ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko se manifestou nas redes sociais pedindo a cassação do mandato do deputado.

“Como brasileira, ex-embaixatriz da Ucrânia, mãe de uma jovem ucraniana, peço aos deputados estaduais e às autoridades de SP a cassação do mandato do Arthur do Val por crime contra à honra das mulheres ucranianas neste momento de tanto sofrimento”, disse.

“O safado foi em território ucraniano para se promover as custas das dores do povo ucraniano e ainda sai difamando nossas mulheres. Quero te dizer que você é um canalha! Você não tem nenhum direito de se referir a nenhuma mulher dessa forma, seu cretino”, completou Tronenko.

 

A Representação Central Ucraniana-Brasileira também se manifestou e pediu ao presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari (PSDB), a cassação do mandato do deputado.

O que disse a namorada do deputado?

 

A namorada do deputado estadual Arthur do Val anunciou o fim do relacionamento com o parlamentar pelas redes sociais após a divulgação dos áudios.

Namorada de Arthur do Val anuncia fim do relacionamento com o deputado — Foto: Reprodução

Namorada de Arthur do Val anuncia fim do relacionamento com o deputado — Foto: Reprodução

Giulia Blagitz publicou um stories no Instagram dizendo que o namoro havia acabado. A publicação ocorreu por volta das 19h15 de sexta-feira (4), enquanto Arthur do Val ainda estava em voo da Ucrânia para o Brasil.

“Em respeito a todos os meus seguidores que também seguiam o Arhur gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos distintos. Infelizmente a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos. Mas de uma coisa posso ter certeza: o amor foi real e sempre será”, escreveu a ex-namorada.

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!