Em quase todos os shoppings de Fortaleza, a partir dos próximos dias, haverá um balcão da Justiça Eleitoral para possibilitar ao eleitorado da Capital fazer o recadastramento eleitoral, embora, para as eleições de 2018, o voto pelo sistema biométrico ainda não seja obrigatório em Fortaleza. O propósito da direção do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é ter o maior número de eleitores recadastrados na Capital cearense.
O desembargador Abelardo Benevides, presidente do TRE, aguarda a definição de uma data pelo governador Camilo Santana para renovar o convênio entre o Estado e a Justiça Eleitoral, permitindo a cessão de um grupo de jovens do programa primeiro passo, que após treinados também trabalharão no processo de recadastramento de eleitores, em Fortaleza e noutros municípios do Estado. A Justiça Eleitoral no Ceará, praticamente eliminou a contratação de serviços terceirizados, também por fala de recursos, para fazer a mudança do sistema de votação do tradicional para o biométrico.
O convenio feito com o Exército permitiu que 60 militares desse segmento das Forças Armadas possam trabalhar nos cartórios e postos da Justiça Eleitoral, recadastrando eleitores. 30 estão operando na central dos cartórios de Fortaleza, e os outros 30 ainda estão sendo treinados e serão distribuídos pelos postos nos diversos bairros da Capital cearense.
Nordeste Notícia
Fonte: Edison Silva/Diário do Nordeste