O passaporte de vacinação começa a ser exigido para a entrada em prédios públicos estaduais nesta segunda-feira (20) no Ceará. A determinação foi prevista no decreto estadual do dia 10 de dezembro e atualizado no documento da última sexta-feira (16).
O passaporte vai ser exigido tanto para servidores quanto para colaboradores e visitantes.Os órgãos estão reforçando o aviso em seus sites oficiais.
O decreto diz ainda que o acesso a serviços de ensino, saúde e assistência social será regido segundo protocolo específico a ser editado pela Secretaria da Saúde do Estado.
Alguns segmentos privados, como hotelaria e academias, também vão ter de implementar a medida a partir de janeiro por força de legislação estadual.
O IDT/SINE informou que atende presencialmente, sem a necessidade de agendamento prévio, no entanto, para garantir o acesso aos serviços de forma segura e seguindo todas as orientações estabelecidas, os trabalhadores devem comparecer portando, além dos documentos para o cadastro ou seguro-desemprego, o passaporte de vacinação.
“Apesar da exigência do passaporte estaremos apoiando aos trabalhadores que embora vacinados, não estejam conseguindo ter acesso ao documento. Essa medida visa seguir as orientações do Estado e somar esforços na luta contra o coronavírus”, disse o presidente do IDT, Vladyson Viana.
Já o Departamento de Trânsito do Estado do Ceará (Detran-CE) informou que o comprovante de vacinação contra a Covid-19 será exigido para o acesso à sede, no Bairro Maraponga, bem como em todas as regionais e unidades em todo estado, estando incluídas as pessoas jurídicas que prestam serviços como credenciados, como clínicas, auto-escolas etc.
O Vapt Vupt, que tem unidades na capital e em outros municípios do estado, também ressaltou a implementação da medida na página inicial do site do órgão.
Nordeste Notícia
Fonte: SVM