Três mil profissionais da saúde devem ser vacinados no Centro de Eventos de Fortaleza a partir das 14 horas desta segunda-feira (25). O anúncio foi feito pelo prefeito Sarto Nogueira, durante visita ao local que é o primeiro centro de vacinação da capital. A vacinação desta segunda-feira vai até as 20 horas e os profissionais vão ser imunizados com a vacina Coronavac.
Conforme o prefeito, os profissionais que vão receber a primeira dose da vacina já estão cadastrados no sistema [Vacine Já e Mais Saúde Fortaleza], que agenda a vacinação contra a Covid-19 na capital. Alguns usuários do sistema, que também agenda a vacinação de idosos, relataram instabilidade no sistema.
Para ser vacinado o profissional de saúde deve apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de endereço e o contracheque ou um documento que comprove o vínculo como trabalhador de uma unidade de saúde.
De acordo com a secretária municipal da saúde, Ana Estela Leite, a partir desta terça-feira (26) o horário de vacinação para os profissionais cadastrados será de 9 horas às 17 horas.
Segundo Sarto, a partir de hoje inicia a ampliação do grupo dos profissionais de saúde que serão vacinados. Inicialmente, somente os profissionais da linha de frente da Covid-19 estavam no grupo prioritário para receber o imunizante.
Idosos direcionados por erro de aplicativo
Centro de Eventos sendo preparado para o 1º dia de imunização de profissionais da saúde de Fortaleza no local — Foto: Fabiane de Paula/SVM
A Secretaria de Saúde Municipal (SMS) informou na manhã desta segunda-feira (25) que os 800 idosos que foram direcionados, por erro do aplicativo de agendamento, para vacinar-se no Centro de Eventos, não devem ir ao local. Cerca de 400 já estão agendados para esta segunda.
“Tivemos 800 idosos que, por falha, conseguiram agendar para o Centro de Eventos, mas estamos com 40 equipes informando a esses idosos, por e-mail, WhatsApp e telefone que não venham”, disse a secretária municipal de Saúde Ana Estela.
Eles devem aguardar e vão receber orientação para se vacinar em casa ou pelo drive-thru.
Sistema de cadastro para recebimento da Prefeitura de Fortaleza apresenta instabilidade devido à alta demanda — Foto: Reprodução
O cadastramento e agendamento de vacinação para idosos e acima de 75 anos e profissionais da saúde começou neste domingo (24) pelo site Vacine Já e pelo Aplicativo Mais Saúde Fortaleza.
O site que agenda a vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza apresenta instabilidades, e os interessados têm dificuldade em fazer o cadastro. Em mensagem nas redes sociais, o prefeito Sarto Nogueira afirmou que a Prefeitura de Fortaleza já identificou os problemas e faz a manutenção do site.
“O nosso sistema de agendamento da vacina contra a Covid-19 está sofrendo instabilidade por conta da alta demanda. Estamos atentos às dificuldades relatadas. Nossa equipe está trabalhando para corrigir as falhas”, afirmou a prefeitura, em nota.
- Veja como fazer o agendamento para receber a vacina contra a Covid-19 em Fortaleza
Ao fim do cadastro, é informado que a pessoa interessada vai receber um e-mail com as informações sobre data e horário da vacinação. Muitos usuários relatam que ainda não receberam o e-mail.
Sarto explicou que o e-mail com as informações do agendamento “será enviado depois, quando estiver mais perto da data da vacinação”. Ainda não há uma data definida de quando a mensagem será enviada.
O economista Paulo Afonso tenta fazer o agendamento da vacinação da mãe de 85 anos anos desde a madrugada. Segundo ele, até a manhã desta segunda-feira (25) o aplicativo está fora do ar.
“Tentei por uma hora no meu intervalo, nesta madrugada, no meu emprego e agora desde quando saiu novamente a reportagem eu tentei de novo e até agora nada”, afirma.
Já a assistente administrativa Socorro Silva, não conseguiu fazer o agendamento da mãe de 97 anos, devido o aplicativo informar que existe divergência da data de nascimento da idosa com a base de dados do sistema.
“Informa que a data de nascimento dela está divergente na base dados, mas está igual o cadastro no posto. Solicita CPF, data de nascimento e dá essa informação. Já tentei cinco vezes”, disse Socorro.
- Em profissionais da saúde, no local de trabalho deles (e no Centro de Eventos, em Fortaleza);
- Idosos que vivem em asilos, no abrigo onde estão;
- A partir de quarta-feira (27), na residência de idosos cadastrados no sistema.
- Indígenas
- Pessoal com deficiência institucionalizados
Nordeste Notícia
Fonte: SVM