
O governador Camilo Santana anunciou neste sábado (13), em transmissão ao vivo nas redes sociais, que o interior do Ceará permanece na fase de transição do plano de retomada da economia pelo menos por mais sete dias. As cidades de Sobral, Camocim, Acaraú e Itarema continuam em lockdown, e a capital, na fase 1, como previsto. O uso de máscara ainda é obrigatório. (Veja abaixo o que pode abrir na fase de transição)
“A decisão da equipe técnica foi, Fortaleza continua na primeira fase. Todo o restante do Ceará permanece na fase de transição, mesmo a gente sabendo que alguns municípios da Região Metropolitana melhoraram também, mas por uma questão de precaução e segurança nós vamos passar esses sete dias observando. Vamos observar também na próxima semana observar o comportamento de Fortaleza. Na Região Norte vamos continuar o isolamento rígido nessas quatro cidades e recomendar que os municípios da microrregião de saúde de Sobral, Itarema, Acaraú e Camocim façam restrições mais rígidas nos seus municípios”, afirmou Camilo.
A primeira fase do plano de retomada da encomia iniciou no dia 8 de junho em Fortaleza e deve se estender até 21 de junho apenas na capital – o tempo de duração de cada uma das quatro fases de reabertura é de 14 dias.
Cariri
No Cariri, região que também inspira cuidados pelo avanço de casos, segundo o Governo Estadual, deverá haver maior reforço na fiscalização para evitar aglomerações. “Vamos passar a próxima semana avaliando os números na região do Cariri”, disse.
“Há uma preocupação no Cariri, que está nos alertando, está acendendo a luz amarela do Cariri. Portanto, nós vamos recomendar que os municípios do Cariri façam maiores restrições, mas vai permanecer na Fase de transição”, ressaltou o governador.
Dezessete segmentos podem funcionar na fase de transição, entre eles, a construção civil, a indústria de roupas e de calçados.
No sábado anterior, dia 6 de junho, o governador havia anunciado que todo o estado, exceto a capital, permaneceria na chamada fase de transição adotada em 1º de junho, mas as demais cidades seguiam em isolamento, com quatro delas em lockdown.
O Ceará já contabiliza mais de 76 mil casos de Covid -19 e registra 4,8 mil óbitos pela doença, conforme os dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde, atualizados às 10h54, deste sábado (13).
Reabertura
O plano de reabertura da economia na capital envolve mais três fases. Cada uma possui 14 dias e amplia a quantidade de atividades econômicas em funcionamento assim que é instalada. Casos os critérios de controle da doença não apresentem tendência de queda, a reabertura estaciona ou retrocede.
Veja abaixo as etapas de abertura das atividade em casa fase:
Fases de transição
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/E/w/g4CqhZTEGZwAoBDPAxQw/fase-de-transicao.jpg)
Fase de transição correspondendo aos primeiros sete dias de retomada econômica no Ceará. — Foto: Governo do Ceará
Primeira fase
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/C/B/ckCiDlSEyUD3B4wFkYIg/fase-1.jpg)
Primeira fase do plano de retomada econômica no Ceará. — Foto: Governo do Ceará
Segunda fase
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/g/P/ggMkO5Se2daaBoNINVuA/fase-2.jpg)
Segunda fase do plano de retomada econômica do Ceará — Foto: Governo do Ceará
Terceira fase
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/X/F/43C22jTpAn1MB3CCoSgQ/fase-3.jpg)
Terceira fase do plano de retomada econômica do Ceará. — Foto: Governo do Ceará
Nordeste Notícia
Fonte: SVM













