Os municípios localizados no Litoral do Ceará concentraram, entre as 7h desta terça-feira (7) e as 7h desta quarta-feira (8), as maiores chuvas do estado, conforme balanço ainda parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os acumulados mais expressivos daquela macrorregião aconteceram em Paracuru ( 26 mm), Cascavel (22 mm) e Potiretama (20 mm). No total, há registros de chuvas em, pelo menos, 27 municípios. Houve registro de precipitação em Fortaleza de 15 milímetros no Posto Pluviométrico da Água Fria.
Conforme a análise mais recente dos meteorologistas da Funceme, nuvens são observadas sobre o território do Ceará devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que voltou a ficar mais próxima da costa norte do estado, padrão que não era observado desde o fim de semana. Neste momento, o Ceará ainda apresenta condições mais úmidas, porém, há uma tendência de um perfil mais seco para as regiões sul do Ceará a partir da próxima sexta-feira (10).
“Os resultados de modelos numéricos e imagem de satélite mostram que, para hoje, o principal sistema indutor de chuvas nesta época do ano no Ceará, a ZCIT, permanecerá influenciando o cenário para precipitações. No entanto, a confluência dos alísios deve ficar na faixa litorânea do Maranhão e do Pará”, comenta Raul Fritz, meteorologista da Funceme.
Chuvas isoladas em duas regiões
Ao longo desta quarta, a cobertura de nuvens será mais constante em relação a segunda e terça-feira, principalmente nas macrorregiões do Maciço de Baturité e na Ibiapaba, além da área sobre o litoral cearense. Nestas, as chuvas serão isoladas, ou seja, deverão atingir de 20% a 50% do território.
Já nas demais, as chances das precipitações tomarem maior espaço são maiores, pois a indicação é de eventos de chuva, o que significa que as precipitações podem chegar a mais da metade da área sob previsão. Apesar da previsão de chuvas, não há indícios para acumulados mais expressivos.
Para quinta, a Funceme prevê, neste momento, céu nublado com chuvas isoladas em todo o estado. E, para sexta, eventos de chuva no centro-norte. Nas demais áreas, nebulosidade variável.
Situação dos principais açudes
Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 5,52 % da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 9,15% do volume máximo.
Nordeste Notícia
Fonte: G1