O Ceará lidera o ranking nacional de assassinatos por 100 mil habitantes em 2025, segundo dados divulgados no último dia 20 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O levantamento, feito pelo g1, considera crimes como homicídiosfeminicídioslatrocínios lesões corporais seguidas de morte.

No Ceará, a média é de 32,6 mortes violentas para 100 mil habitantes – mais que o dobro da taxa do Brasil, que é de 15,97%. O indicador é considerado preocupante por especialistas e vai na contramão da redução nacional, de 11% no comparativo com 2024. (veja no infográfico abaixo)

☠️Ao todo, foram registrados 3.022 assassinatos no Ceará em 2025, dos quais 96,9% correspondem a homicídios dolosos — quando há intenção de matar. Em todo o país foram 34.086 mortes violentas e a taxa nacional por 100 mil habitantes é de 15,97.

♀️Outro dado que chama atenção é o crescimento dos feminicídios. O estado registrou um aumento de 14,63%, com um total de 47 mulheres mortas no ano passado.

Guerra de facções desafia as forças de segurança do Ceará. — Foto: Thiago Gadelha/SVM
Guerra de facções desafia as forças de segurança do Ceará. — Foto: Thiago Gadelha/SVM

De acordo com pesquisadores ouvidos pelo g1, a alta taxa de mortes violentas no Ceará é resultado da sobreposição de diferentes dinâmicas de violência, com destaque para os feminicídios e os assassinatos associados à guerra entre facções criminosas.

O Governo do Estado não divulga a estatística detalhada com as mortes ligadas à disputas entre criminosos, mas em entrevista ao g1, o coordenador da Coordenadoria Integrada e Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública do Ceará, Harley Filho, afirma que “a ampla maioria dos homicídios no estado do Ceará estão vinculados ao conflito entre grupos criminosos rivais”.

A fala de Harley vai ao encontro com o que o governador Elmano de Freitas (PT) declarou em entrevista à TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, em julho de 2025. Segundo ele, 90% das mortes violentas no Estado eram resultado de conflitos entre grupos criminosos que disputam território.
Comentários
  https://nordestenoticia.com.br/wp-content/uploads/2026/01/WhatsApp-Image-2026-01-16-at-07.47.43.jpeg  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!