Francisco Olímpio dos Santos, de aproximadamente 61 anos de idade, reencontrou a família após mais de 40 anos. O idoso era considerado desaparecido e foi encontrado por equipes das Secretarias de Assistência Social e de Saúde de Pedro II, no Norte do Piauí.

Idoso desaparecido por mais de 40 anos se reencontra com a família no interior do Piauí — Foto: Reprodução
Idoso desaparecido por mais de 40 anos se reencontra com a família no interior do Piauí — Foto: Reprodução

A família, que é de Croatá, no estado do Ceará, soube do paradeiro do idoso por meio das redes sociais e chegou à Pedro II na quarta-feira (30) para reencontrá-lo.

Ao g1, a secretária municipal de assistência social, Andréia Santos, contou que moradores acionaram o órgão depois de observar, por cerca de quatro dias, o idoso vagando na zona rural do município e pedindo água e comida nas casas da região.

Com a informação, a equipe de abordagem social localizou o idoso. Ele estava aparentemente desorientado, com sinais de desidratação e sem documentos, e foi levado ao Hospital Josefina Getirana Netta, onde recebeu atendimento.

Segundo a secretária, Francisco tentou sair do hospital e inicialmente se recusou a dar informações pessoais. Porém, com o apoio da equipe que o acompanhava, ele informou, na terça-feira (29), o próprio nome e o nome de familiares. O idoso disse ainda que era natural de Croatá, a 53 km de Pedro II, o que ajudou no compartilhamento da situação na internet.

Ajuda da tecnologia

A mobilização para encontrar os parentes do idoso chegou à Francilene Bezerra dos Santos, de 36 anos, no Ceará, que achou o sobrenome semelhante ao da família.

“Eu vi a postagem e achei parecido o sobrenome e perguntei à uma prima se ela conhecia alguém com aquele nome. Entrei em contato com a assistência social de Pedro II e a minha prima me ajudou a enviar os documentos da família para confirmar [o parentesco] com o pessoal “, contou a mulher, que descobriu ser sobrinha de Francisco e nunca havia o conhecido.

 

De acordo com a sobrinha, a data exata do desaparecimento de Francisco é indeterminada.

A família pensava que ele estava morto, porque ninguém sabia por onde ele estava. Aparentemente, ele não foi registrado”, relatou.

Com a confirmação do parentesco, Francilene e o pai dela – cunhado de Francisco, viajaram ao Piauí para encontrar o idoso. Segundo a sobrinha, o tio se emocionou ao encontrar os familiares e aceitou voltar para a cidade natal.

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!