/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/x/P/HRFMNHTA6t5F3TqA5p4g/conselheiro-faccao-criminosa-ceara.jpg)
Um apontado como um dos principais conselheiros de uma facção criminosa de origem cearense foi morto pelos colegas de cela na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, na última quarta-feira (9).
O detento, identificado Francisco Erlanio Jorge da Silva, conhecido como conhecido como “Lano” ou “Vela”, foi atingido com golpes de uma arma artesanal perfurocortante, chamada popularmente de “cossoco”, no momento ele e os suspeitos aguardavam o atendimento com os advogados.
Conforme a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), profissionais de saúde da Unidade fizeram os procedimentos de primeiros socorros e acionaram o Samu, que ao chegar constatou o óbito do interno.
“A SAP esclarece que todos os internos envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia para a total apuração das circunstâncias e responsabilidades”, disse o órgão em nota.
Homicídios, tráfico e tortura
Francisco Erlano era natural da cidade de Tauá, no interior do Estado, e tinha antecedentes criminais por homicídios, tráfico de drogas, tortura, receptação e roubo.
Em junho de 2024, ele foi gravado torturando um homem que havia desagradado membros da facção criminosa.
O criminoso foi preso no mesmo período, ao comparecer na 1ª Vara Criminal da Comarca de Tauá, local onde ele era obrigado a comparecer mensalmente por já responder por outros crimes.
Erlano iria ser julgado no dia 2 de dezembro, pelo assassinato de uma mulher, ocorrido em Tauá.
g1