Uma onça-parda morreu após ser atropelada por um carro na BR-404, em Morrinhos, no interior do Ceará. Após o atropelamento, moradores utilizaram a carne do animal para preparar um ensopado. O caso ocorreu na última quinta-feira (15).

Em nota, a Polícia Civil informou que está investigando as causas da morte de animal. O biólogo Hugo Fernandes, professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece), declarou à TV Verdes Mares que as imagens divulgadas apresentam fortes indícios de que a onça foi vítima de atropelamento.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a onça-parda caída no chão, já sem vida. Em outras imagens, é possível ver moradores com pedaços do animal enquanto preparam o ensopado.

Moradores de Morrinhos fizeram ensopado com onça-parda que morreu atropelada. — Foto: Reprodução
Moradores de Morrinhos fizeram ensopado com onça-parda que morreu atropelada. — Foto: Reprodução

Segundo o professor, o ato dos moradores de utilizar a carne do animal para preparar um ensopado pode configurar crime ambiental. “Mesmo que o animal tenha sido morto de forma acidental, como é uma espécie silvestre, pertence à União e, por isso, ele precisa ser encaminhado para os órgãos ambientais responsáveis”, pontua.

O g1 entrou em contato com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), mas não obteve retorno sobre o caso até o momento de publicação desta matéria.

Onça-parda em extinção

 

Onça-parda está em extinção no Brasil — Foto: Associação Mata Ciliar/Divulgação

Conforme Fernandes, a onça-parda é uma espécie ameaçada de extinção no Ceará e no Brasil, principalmente devido à ameaça de caça e atropelamentos.

“Inclusive, no Ceará, ela está a um grau acima de ameaça em relação ao seu status no território brasileiro. No Brasil, a espécie consta como vulnerável à extinção, enquanto, no Ceará, na lista estadual, é classificada como em perigo de extinção, um grau mais grave”, afirma.

 

O professor também esclarece que a onça-parda está presente em quase todas as microrregiões do Ceará, e sua ocorrência na região onde ocorreu o atropelamento era esperada.

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!