
A possível falta de manutenção dos prédios da Construtora e Imobiliária SAD LTDA, apontada por inquilinos, pode ser um dos motivos da Defesa Civil de Fortaleza ter notificado aos responsáveis o risco de desabamento de algumas construções. As ocorrências são datadas entre 2019 e 2025.
Por conta de Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Defesa Civil não repassa detalhes dos relatórios de análise das edificações. Porém, o órgão forneceu com exclusividade ao Diário do Nordeste, uma lista que confirma a notificação por risco de desabamento para cinco dos 13 prédios da Construtora e Imobiliária SAD na Capital.
A reportagem tentou, novamente, contato com a construtora pelo número de telefone fixo e WhatsApp, mas não houve retorno. O espaço para manifestação da SAD segue aberto. Esta reportagem será atualizada, caso a empresa se manifeste.
A atuação da Defesa Civil, por norma, é notificar o proprietário da situação e passar orientações do que precisa ser feito para contornar os problemas relatados. A responsabilidade, caso ocorra o desabamento, é do proprietário do imóvel.
O síndico, em caso de prédios, também pode ser responsabilizado, por ser o representante dos proprietários. É ele quem recebe, inclusive, a avaliação da Defesa Civil.
EDIFÍCIO ANTONIO CARDOSO LINHARES NETO
Endereço: Rua Leonardo Mota, 2210 – bairro Dionisio Torres
Registro de risco de desabamento em 2025.
RESIDENCIAL LINHARES
Endereço: Rua Humberto Monte, 1799 – bairro Bela Vista.
Registro de risco de desabamento em 2024.
EDIFÍCIO ALDA CARDOSO LINHARES
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 2055 – bairro Aldeota.
Registro de risco de desabamento em 2024.
EDIFÍCIO LUIS LINHARES II
Endereço: Rua Padre Valdevino, 1515 – bairro Aldeota.
Registro de risco de desabamento em 2023. Envio de notificação e relatório para responsáveis e encaminhamento do caso para a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).
EDIFÍCIO LUIS LINHARES
Endereço: Rua Joaquim Alves, 26 – bairro Meireles.
Registro de risco de desabamento em 2019. Na época, o síndico estava providenciando uma empresa para fazer os reparos necessários.
Diário do Nordeste