/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/M/y/cDqz3BTjGehBys0v4QdQ/celular-seguro-darlan-helder-g1-.jpg)
O Ceará é o terceiro estado com maior número de alertas enviados para celulares roubados ou furtados no Brasil no primeiro dia da nova etapa do programa Celular Seguro. Segundo o Ministério da Justiça, os alertas mostram que os aparelhos roubados no Ceará foram parar em outros sete estados diferentes.
Das notificações enviadas nesta segunda-feira (7), 95 foram para celulares roubados, furtados e até perdidos no Ceará. Apenas dois estados tiveram um número maior de alertas emitidos: São Paulo (210) e Rio de Janeiro (174).
Outros estados com maiores números de notificação e que ficam atrás do Ceará foram a Bahia (87) e Minas Gerais (79).
➡️ Os alertas de restrição são emitidos toda vez que alguém colocar um chip novo em um celular roubado, furtado ou até perdido, e ele voltar para a rede de telefonia. Isso vale para celulares que estão nessa situação desde dezembro de 2024.
Do Ceará para outros locais
O cruzamento de dados indica que os aparelhos do Ceará foram para estados como Bahia e Amazonas.
Ceará – 95 mensagens enviadas para celulares roubados.
Foram identificados aparelhos furtados no Ceará nos seguintes estados:
- Amazonas: 2
- Bahia: 4
- Ceará: 85
- Minas Gerais: 1
- Paraná: 1
- Rio Grande do Norte: 1
- Rondônia: 1
- São Paulo: 2
Com a mesma dinâmica observada em celulares que saíram de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, o governo federal identificou indícios de atuação de redes interestaduais de comércio ilegal de celulares roubados ou furtados.
Notificações e responsabilização
A ferramenta permite o envio automático de alertas do Ministério da Justiça para usuários que inserirem chips novos em aparelhos já cadastrados como roubados, furtados ou extraviados no banco de dados desde dezembro de 2024.