O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda no Ceará nesta sexta-feira (2) para anunciar investimentos e sancionar a lei que regulamenta a produção de hidrogênio verde.
O Ceará tem se destacado pela criação de um ambiente favorável para o mercado de H2V, nome técnico do hidrogênio verde.
“Quando vejo gente falando de hidrogênio verde, fico pensando: ‘Qual o país do mundo que pode competir com o Brasil? Qual o país tem condição de competir com o Brasil nessa questão de transição energética? E nós ainda estamos aprendendo. Uma coisa que vamos fazer é cobrar do mundo rico que mande crédito de carbono para nós, porque somos nós que temos floresta para preservar, eles já queimaram a deles. Vou cuidar desse planeta terra, desse país”, destacou o presidente durante fala.
O marco já foi aprovado pelo Congresso Nacional e é aguardado por investidores interessados na venda do combustível limpo, que não produz poluição quando é fabricado nem quando é consumido.
Atualmente, o Ceará conta com seis pré-contratos assinados e 37 memorandos de entendimento firmados com empresas nacionais e internacionais. Estas empresas têm planos de integrar o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, localizado no Complexo do Pecém, onde o presidente Lula participa do evento.
Com a sanção da nova lei pelo presidente Lula, espera-se que o Brasil dê um passo rumo à transição energética, posicionando-se como um protagonista global no mercado de hidrogênio verde.
g1