O Farol do Trapiá, na cidade de Camocim, foi demolido pela Marinha do Brasil no sábado (20). A operação contou com a participação de 45 militares, entre especialistas em explosivos do Batalhão de Engenheiros de Fuzileiro Naval e segurança.
O antigo farol tinha estrutura depreciada, e o funcionamento estava comprometido, pondo em risco quem navegava próximo à costa do litoral oeste cearense.
Conforme a Marinha, a operação iniciou com um bloqueio marítimo e terrestre com um raio de segurança de 800 metros, tendo o farol como centro, com isolamento total da área. De longe, turistas e curiosos registraram o momento em vídeo em imagens. (Assista o vídeo do momento da explosão, clicando na imagem acima.)
Às 10 horas ocorreu a demolição, e às 10h10 foi verificada a segurança da área, com a conclusão da atividade.
Conforme a Marinha, a medida faz parte das atividades para melhorar a sinalização náutica e garantir mais segurança para a navegantes.
O trabalho teve a participação de Equipe Especializada do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, Organização Militar da MB, sediada no Rio de Janeiro, habilitada a operar com a utilização de material a ser empregado na demolição controlada.
A operação que levou a demolição do Farol do Trapiá durou cerca de um mês e meio, entre o reconhecimento do farol, planejamento e execução da demolição.
g1