Líder do governo Lula, o deputado federal José Guimarães (PT) afirmou que, logo depois de concluída a repatriação de brasileiros na Faixa de Gaza, irá defender a expulsão do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine.
“Como a prioridade é repatriar os brasileiros, depois disso eu vou defender claramente que esse embaixador seja expulso do Brasil”, disse Guimarães em entrevista ao programa O POVO News nesta sexta-feira, 10.
Representante da diplomacia israelense, Zonshine se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na última quarta-feira, 8, na Câmara dos Deputados.
Após a agenda, parlamentares passaram a atribuir ao ex-mandatário interferência em favor dos brasileiros, cuja saída de Gaza havia sido liberada então.
Pelas redes sociais, Mario Frias (PL-SP) chegou a escrever que, “enquanto Lula passou todo esse tempo atacando Israel, Bolsonaro intercedeu pelos brasileiros que estão na Faixa de Gaza”.
Para Guimarães, contudo, adotou uma postura áspera quanto a Bolsonaro, “Ele presta um desserviço à vida e ao processo de diálogo que a diplomacia brasileira está fazendo com Israel e demais países árabes para repatriar esses brasileiros”, disse o líder petista ao O POVO News.
Ainda de acordo com o deputado, “se tem uma coisa que nosso governo está fazendo com êxito é essa política humanitária”, que já teria resgatado “ao menos de 1600 brasileiros e brasileiras” da zona de conflito entre Israel e Hamas.
O parlamentar lulista informou também que, neste momento, a prioridade do presidente é trazer de volta ao Brasil 34 cidadãos e cidadãs do país, que “a qualquer momento podem sair e cruzar a fronteira em direção ao Egito”.
Cumprida essa etapa, continuou Guimarães, “vamos discutir isso (a expulsão)”.
Indignado com a suposta real participação de Bolsonaro quanto a repatriação de brasileiros, “Como é que um embaixador de um país que reconhecemos como estado vai se reunir com um governo que perdeu as eleições? É um desserviço à paz, à democracia e à questão humanitária. Nós temos plena consciência”, avaliou o petista ainda no clima de eleições.