Um abrigo público de cães, localizado no distrito de Marrecas, em Tauá, a 347 km de Fortaleza, está sendo investigado por maus-tratos de animais após a divulgação de imagens de um cachorro comendo um outro cão.
De acordo com a Prefeitura de Tauá, um animal resgatado das ruas foi inserido temporariamente no abrigo nessa terça-feira, 20. Durante a noite, o pet morreu, e as causas ainda estão sob investigação.
“Fomos informados que houve uma briga entre esses animais e, infelizmente, o óbito do menor”, diz De Lianny Fernandes, presidente da ong Projeto Animal de Tauá. “Brigas por território e dominância são comuns em abrigos de animais, e, infelizmente, essa culminou na morte de um deles.”
Um dia depois, na quarta-feira, 21, um casal de moradores da Vila Joaquim Moreira, em Tauá, teria entrado no canil sem autorização para abandonar três cães. Foram eles quem flagraram e registraram a cena do cachorro devorando o cão morto.
Após a situação, a prefeitura publicou uma nota informando que resolveu afastar a gestão direta da Secretaria Municipal de Saúde. Agora, o gerenciamento provisório do abrigo ficará sob a responsabilidade da Ong Projeto Animal de Tauá.
“Tivemos uma reunião ontem com a doutora Patrícia [prefeita de Tauá] e com representantes da secretaria de saúde. Assim que a papelada estiver pronta, a ong Projeto Animal Tauá vai passar a gerenciar o abrigo de animais de Tauá”, explica De Lianny.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS) disse, em nota, que a situação está sendo investigada. Equipes da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) estiveram no local nessa quinta-feira, 22.
Denúncias
A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Delegacia Regional de Tauá: (88) 3437 1888
Leia a nota, na íntegra, da Prefeitura de Tauá:
“A Prefeitura Municipal de Tauá torna público que, ao tornar conhecimento do acidente com um animal no abrigo provisório de animais de Tauá, resolveu afastar a gestão direta da Secretaria Municipal de Saúde e repassar para a ONG PROJETO ANIMAL TAUÁ, entidade que cuida da causa animal e que ficará responsável por todo gerenciamento de cães em situação de rua.”
O Povo