Com quase três décadas de serviços prestados ao povo cearense, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) segue atuando para servir e proteger a sociedade. Nesta segunda-feira (26), em comemoração aos 28 anos de criação, a Coordenadoria recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em Fortaleza. Na solenidade, representantes das Forças de Segurança do Ceará também foram homenageados.
Em sua fala, o coordenador da Ciopaer, coronel aviador Darley Oliveira, comparou a Ciopaer com uma orquestra que une a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Ele também agradeceu a todos que ajudam a fortalecer a Coordenadoria.
“Essas três bases, tocando em harmonia, com a maestria da Secretaria de Segurança Pública, permite o resultado esperado que é a proteção da sociedade. Não posso esquecer ainda das equipes de médicos e enfermeiros que atuam conosco. Deixo aqui, a minha mais sincera gratidão a todos que contribuem e que confiam no nosso trabalho que é diariamente fortificado através de cursos e treinamentos”, ressaltou ele.
Conforme a justificativa da homenagem, “a atividade exercida pelos profissionais que integram a Ciopaer é de extrema relevância para toda a sociedade e merece o reconhecimento desta Casa Legislativa, como forma de enaltecer a dedicação desse equipamento que muito contribui com a segurança pública do estado do Ceará”. A solenidade atendeu a requerimento dos deputados Leonardo Pinheiro e Júlio César Filho.
Na ocasião, também foram homenageados o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, que foi representado pelo secretário Executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira dos Santos; o coronel e coordenador da Ciopaer, Darley Oliveira; o comandante geral da Polícia Militar, Klênio Savyo; o coronel comandante geral dos Bombeiros, José Cláudio Barreto, que foi representado pelo Diretor de Planejamento e Gestão Interna do CBMCE, Coronel Manoel Helder de Miranda, além do delegado geral do Estado do Ceará, Márcio Gutiérrez, que foi representado pela delegada geral adjunta, Teresa Cruz.
Ciopaer
O embrião do que hoje é a Ciopaer foi criado em 1995, com o nome Grupamento de Policiamento Aéreo da Polícia Militar do Estado do Ceará (GPAer). A partir de 2001, passou a integrar a estrutura da SSPDS, com o nome de Ciopaer. A Coordenadoria desempenha ações de apoio a operações policiais, patrulhamento aéreo, resgates, transportes aeromédicos, transporte de pessoal, apoio às ações de defesa civil, transporte de órgãos e tecidos humanos para transplante, monitoramento ambiental e de recursos hídricos, geração de imagens para fins de segurança pública e institucionais, entre outras atividades.