A presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, vereadora Yanny Brena (PL), foi encontrada morta junto com o namorado Rickson Pinto. O episódio, cujas circunstâncias são investigadas com indícios de possível feminicídio seguido de suicídio, causou comoção no município da região do Cariri, distante 489 km de Fortaleza, e teve repercussão na política estadual e nacional.
Os dois corpos foram encontrados na manhã dessa sexta-feira, 3, em residência no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte. O casal tinha entre 26 e 27 anos de idade. Uma funcionária do casal encontrou os corpos, ao chegar para trabalhar, e acionou a Polícia.
A vereadora não presidiu a sessão da Câmara Municipal realizada na quinta-feira, 2, e estava incomunicável, segundo informaram parlamentares colegas dela.
Yanny Brena era médica, tinha 26 anos e era presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte e irmã do deputado federal Yury do Paredão (PL).
Ela nasceu em Juazeiro do Norte e era filha de Márcia e Ebert Giuliani Augusto de Araujo. Yanny faria aniversário no próximo dia 10 de março, quando completaria 27 anos de idade.
Ela foi eleita vereadora em 2020, com a segunda maior votação no Município, com 3.956 votos. Em novembro do ano passado, foi eleita presidente da Câmara Municipal para o biênio 2023-2024. Foi a segunda vez na historia que o comando do Poder Legislativo de Juazeiro do Norte foi exercido por uma mulher.
Na disputa pela presidência da Câmara, ela concorreu em chapa única e recebeu voto de 16 dos 21 vereadores. Houve duas abstenções e três ausências. Ela foi eleita para suceder o ex-presidente Darlan Lobo (MDB), que ocupou o cargo de 2019 a 2022. O vereador chegou a anunciar que disputaria mais um mandato na mesa diretora, mas desistiu, alegando falta de apoio dos parlamentares.
Escolhida presidente com o apoio de mais de dois terços da Câmara, Yanny prometeu se empenhar para estabelecer clima de harmonia e união entre os vereadores. “Que nós possamos brigar pela população e não uns com os outros. Claro que divergências vão existir, é a democracia, a Casa é política. Mas eu quero sempre estar pregando aqui na minha gestão a união entre os pares”, discursou na ocasião.
O governador Elmano de Freitas (PT) se manifestou e destacou as investigações em andamento. Presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto divulgou nota a respeito. Assim como o presidente da sigla no Ceará, o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves.
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, decretou luto oficial de três dias pelas mortes.
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte divulgou nota lamentando a morte da parlamentar. O vereador Raimundo Júnior (MDB), que assumiu provisoriamente a presidência da Casa, decretou luto oficial por sete dias.
A medida estipula que ficarão hasteadas as bandeiras a meio mastro e assim permanecerão enquanto perdurar o luto referente ao decreto. A Câmara terá ponto facultativo enquanto permanecer o velório. Ficam suspensas ainda as sessões ordinários previstas para os dias 7 e 10 de março. (Colaboraram Filipe Pereira e Luciano Cesário)