Legenda: Cidades podem receber volumes de até 50 mm por dia e ventos de 60km/h Foto: Marciel Bezerra

Pelo menos 102 cidades cearense estão em alerta para o risco de chuvas fortes, dentre elas, Fortaleza. A maioria dos municípios se concentra na porção do litoral cearense e Norte do Estado. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (12) e é válido até hoje segunda-feira (13).

O acumulado das precipitações nestas localidades pode ser de até 50 milímetros ao dia. Há, ainda, risco para ventos fortes com rajadas que podem atingir 60km/h. Essas cidades estão classificadas no grau 1 de severidade, quando são baixos os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou ‘perigo potencial’; o segundo, de grau 2, também chamado de ‘perigo’; e, por fim, o grau 3 ou ‘grande potencial’. Ambos os alertas estão inseridos no nível 1.

  • Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
  • Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
  • Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também prevê continuidade das chuvas para os próximos dias.

O órgão emitiu alerta que vai além da faixa litorânea. A Funceme aponta risco de precipitações intensas também para as regiões da Ibiapaba, centro-sul do Sertão Central e Inhamuns e Cariri. O alerta é igualmente válido até esta segunda-feira (13).

 

Legenda: Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade. Foto: Funceme

 

Diário do Nordeste
Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!