Na manhã desta sexta-feira (09/02) a 2ªCIA/3ºBBM realizou a primeira formatura do projeto social Jovem Brigadista de Valor no município de Ipueiras. O projeto formou quatro turmas.
A solenidade aconteceu no Ginásio Poliesportivo Arimatéia Catunda, com a presença de familiares e amigos dos formandos, como também a presença de autoridades do poder legislativo e executivo da cidade.
Na ocasião também estiveram presentes as autoridades Militares do Corpo de Bombeiros do estado, sendo eles o Tenente Coronel Antônio Sousa Júnior, comandante do 3º Batalhão do Bombeiros Militares, Tenente-Coronel Francisco Gledson Barbosa, Comandante do Corpo de Bombeiros do Interior, Tenente-Coronel Naum Maurício Gomes, comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) e do Tenente-Coronel Homero Catunda Assessor especial de articulação política do Governo do Estado do Ceará.
Por fim, no encerramento, após o comando, fora de forma, os novos brigadistas bradaram o lema do JBV, “Força, Hora e Coragem”, ocorrendo na sequência o tradicional banho de batismo. Como também, a formatura foi prestigiada com a presença dos pais, familiares e amigos dos formandos.
O JBV (Jovem Brigada de Valor) é um dos projetos sociais do CBMCE no Estado, com vários núcleos. No curso, os alunos de 14 a 17 anos aprendem boa parte das atividades bombeirísticas: noções de combate à incêndio, atendimento pré-hospitalar, cidadania, ordem unida, salvamento aquático e salvamento em altura.
Histórico
O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo do JBV foi implantado no quartel do José Walter. No entanto, nesta época o projeto foi denominado de Jovem Bombeiro Voluntário (JBV), mas na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor.
Em síntese, os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento (aquático/alturas), noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sociais, educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.
O Regional