De acordo com o comunicado do Ministério do Turismo, o empreendimento “contribuirá para o desenvolvimento turístico da cidade, beneficiando moradores e empreendedores locais. O projeto inclui serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização, iluminação e paisagismo. Quando finalizado, deve abrigar shows artísticos, incluindo apresentações de talentos locais e regionais”.
O site do Ministério do Turismo aponta Nova Russas como centro de atrações turísticas da região. Entre as principais atrações culturais do município estão um museu, uma biblioteca e a praça da Estação Ferroviária. Do ponto de vista socioambiental, o turismo ecológico atrai visitantes que querem conhecer a vegetação da caatinga e as tradições sertanejas locais.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, aponta que outras cidades do país com potencial turístico, assim como Nova Russas devem receber centros de eventos. “Eles reúnem a cultura da região e promovem a diversidade, inclusão e movimentam o turismo local, além de serem importantes indutores de desenvolvimento”, defendeu a ministra.
O Ministério do Turismo, além de Nova Russas, também autorizou a liberação de recursos para reforma ou construção de outros seis centros de eventos em municípios do Interior do país, sendo três no Rio Grande do Sul (Três Cachoeiras, Candelária, Casca), uma em Minas Gerais (Itapagipe), outra em Pernambuco (Chã Grande), além de uma cidade paraibana (Cabeceiras).
Ceara Notícias