Os veículos usados pelo grupo que explodiu um banco de Ipu, no interior do Ceará, foram localizados pela Polícia Militar carregados de dinamites na noite desta quarta-feira (7), na cidade de Santa Quitéria, a 111 quilômetros de onde ocorreu o ataque.
Câmeras de segurança flagraram os carros durante a ação. Em um vídeo, um dos veículos aparece parado em uma rua com ocupantes armados e encapuzados. Em outro momento, o carro é visto na frente da agência bancária no momento da explosão. A fuga dos suspeitos também foi gravada.
As duas caminhonetes, de cor branca, estavam abandonadas em uma área de mata na localidade de Riacho das Pedras, com os pneus furados. Nas carrocerias, os agentes encontraram dezenas de bananas de dinamite, detonadores, coletes, roupas e calçados. Até o momento, ninguém foi preso.
A explosão na agência também atingiu a sede da prefeitura de Ipu, que fica ao lado do banco. Por causa dos estragos, o órgão suspendeu alguns serviços e irá remanejar os setores comprometidos para outro prédio.
Ataque com explosivos
A ação dos suspeitos, na madrugada de quarta-feira, foi registrado por câmeras de segurança da agência e de estabelecimentos da cidade. As imagens mostram o momento da explosão na agência. Em outros vídeos aparecem homens armados e encapuzados caminhando pelas ruas da cidade. (veja no vídeo acima)
Antes disso, os criminosos atiraram contra a sede da segurança pública de Ipu. Os disparos assustaram os moradores e causaram pânico no município de pouco mais de 40 mil habitantes. Conforme um agente da cidade, não houve feridos.
Em nota, o Banco do Brasil afirmou que a agência não funciona nesta quarta “devido ao ataque do tipo ‘novo cangaço'”.
“Não há previsão para normalização do atendimento no município. De forma alternativa, clientes e usuários do BB de Ipu podem buscar atendimento nas agências BB dos municípios de Ipueiras, Guaraciaba do Norte e Reriutaba”, diz o banco, em nota.
O banco não informou se os criminosos conseguiram levar o dinheiro. “O BB colabora com as autoridades policiais na investigação do caso. O Banco não informa valores subtraídos durante ataques de grupos criminosos às suas unidades”.
Com a destruição no Banco do Brasil, os moradores de Ipu terão que buscar atendimento bancário nas agências de Ipueiras, Guaraciaba do Norte e Reriutaba.
g1