O Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE) incorporou teste “passivo” nas fiscalizações em relação ao consumo de álcool e outras substâncias psicoativas por motoristas. A nova ferramenta é um bafômetro que não precisa entrar em contato com a boca do condutor para detectar a presença de álcool.
Durante a reportagem ao vivo no Bom Dia Ceará nesta sexta-feira (28), o repórter Paulo Cardoso testou três vezes o equipamento, que sinalizou presença de álcool. Ele não havia ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores. Segundo o Detran, “o que aconteceu foi uma situação atípica durante a matéria ao vivo”.
O Detran explicou ainda que o etilômetro passivo, utilizado na matéria exibida pela TV Verdes Mares, é capaz de detectar a presença de álcool em qualquer ambiente, mesmo a distância, “sendo que havia a presença de um recipiente de álcool em gel na mesa da sala e este tinha sido utilizado momentos antes da entrevista para limpeza do ambiente”.
O Detran ressaltou ainda que é primeiramente feito o teste passivo. Havendo a presença de álcool detectada no ambiente, o condutor é convidado a realizar o teste ativo, em que deve assoprar no aparelho. Apenas com a confirmação no teste ativo é constatada a infração.
Após o teste ao vivo, o repórter Paulo Cardoso realizou o teste ativo, que “não detectou nenhuma presença de álcool, registrando 0,0”, esclareceu o Detran.
Multa administrativa
Conduzir um veículo sob o efeito de álcool é penalizado com o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa administrativa no valor de R$ 2.934,70. Se o etilômetro acusar valor superior a 0,33 miligramas de álcool, por litro de ar expedido, o motorista é preso em flagrante.