Subiu para nove o número de casos confirmados de varíola dos macacos, a monkeypox, no Ceará. Mais três casos de pessoas do sexo masculino foram notificados oficialmente, dois em Fortaleza e o de Sobral, segundo a Secretária da Saúde (Sesa) informou nesta quarta-feira (10).
Com a atualização, a Capital cearense tem sete confirmações e o Interior duas: Russas e Sobral. Os pacientes tem idades entre 20 e 43 anos.
O paciente de Sobral teve o diagnóstico confirmado pela Secretaria da Saúde do município na segunda-feira (8). Ele está em isolamento domiciliar, recebendo acompanhamento da equipe da Vigilância Epidemiológica do município.
Além dessa ocorrência, o território sobralense tem dois casos em investigação e cinco descartados.
NOTIFICAÇÕES
O cenário da doença será atualizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesa. A semana passada terminou, na sexta-feira (5), com 157 casos notificados e 52 descartados.
As suspeitas e notificações foram colocadas em isolamento e passaram por busca ativa de contatos e coleta de material para exames.
“A Sesa tem monitorado o cenário junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a monkeypox”, diz a pasta.
SVM