A Fraport Brasil, empresa que administra o Aeroporto de Fortaleza, anunciou nesta terça-feira (19) que está implementando um novo formato de acesso de veículos ao meio-fio (para embarque e desembarque de passageiros) por meio do qual motoristas que passem mais de 10 minutos nas dependências do equipamento vão ser tarifados em R$ 20 por cada período de 10 minutos excedidos.
A data exata de início da cobrança ainda não foi divulgada.
Segundo a empresa, ao entrar na área, o motorista vai receber um ticket para acesso gratuito ao meio-fio (tanto no piso do check-in, como no piso do desembarque) por 10 minutos. Caso esse tempo seja excedido, vão ser cobrados R$ 20 a cada 10 minutos ultrapassados, que poderão ser pagos em máquinas de autoatendimento no bolsão de saída.
A Fraport informou que já é possível verificar os trabalhos de infraestrutura para que o novo sistema entre em operação assistida e período de testes que devem acontecer em breve.
No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, também administrado pela Fraport, os motoristas vão passar a ser cobrados por tempo de uso excedido dentro do terminal. Por lá a medida começou a valer desde o início de abril deste ano.
Operação assistida
Após a instalação das cancelas vai haver uma operação assistida para ajustes finos na operação. Durante esse período de testes, o motorista deverá retirar o ticket normalmente, mas não haverá necessidade de validação do mesmo caso o motorista exceda o tempo permitido.
Os condutores que desejarem permanecer mais tempo no aeroporto, além do período indicado para embarque e desembarque no meio-fio, poderão se direcionar diretamente ao estacionamento. Outros modais de transportes como táxis credenciados, ônibus de turismo e transporte público serão organizados de maneira específica.
Conforme a concessionária, esses valores não caracterizam multa. Trata-se de uma cobrança pelo uso excedente da infraestrutura.
“A ideia não é ter receita com as cobranças, mas, sim, oferecer mais qualidade de serviços aos usuários e passageiros ao estabelecer um tempo específico para o uso do meio-fio. Melhorar os níveis de serviço é, inclusive, uma obrigação contratual com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)”, disse Sabine Trenk, COO da Fraport Brasil.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a implantação de controle de acesso aos meios-fios de embarque e desembarque do aeroporto é uma decisão que compete à concessionária aeroportuária e que isso não fere qualquer disposição contratual, em especial relacionada às obrigações de investimento e de nível e qualidade de serviço estabelecidos no contrato de concessão.
A Anac afirmou ainda que o sistema de cancelas não é algo inédito no país e que inclusive já foram implantados pelas concessionárias nos aeroportos de Florianópolis/SC e de São Gonçalo do Amarante/RN e confirmou que a concessionária do Aeroporto de Porto Alegre/RS pretende implantar o sistema nos próximos dias.
SVM