Após 45 dias do fim da quadra chuvosa, 22 açudes do Ceará ainda estão sangrando, os dados são do Boletim Hidrológico disponibilizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Até 31 de maio, quando se encerrou o período de chuvas, 47 açudes estavam sangrando. As informações são desta sexta-feira, 15, retiradas do Portal Hidrológico, às 16h28mim.
Conforme o órgão em matéria do dia 3 de junho, a recarga trouxe conforto para o microssistema que abastece Fortaleza e Região Metropolitana (RMF). Com 100% da capacidade de armazenamento, os açudes Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba estão dando autonomia de água para a RMF sem necessidade de transferência das águas do Castanhão.
Apesar do cenário confortável em algumas regiões, de acordo com a Cogerh, existe sempre a necessidade de seguir com o uso responsável da água. Por conta de estarmos em uma região semiárida, há sempre incertezas em relação ao impacto real da quadra chuvosa. Por isso, é recomendado manter o uso diligente da água, usando com total responsabilidade.
Confira a lista de reservatórios sangrando no Ceará:
– Acaraú Mirim (Massapê)
– Jenipapo (Meruoca)
– São Vicente (Santana do Acaraú)
– Sobral (Sobral)
– Faé (Quixelô)
– São José (Boa Viagem)
– Frios (Umirim)
– Itapajé (Itapajé)
– Mundaú (Uruburetama)
– Quandú (Itapipoca)
– Acarape do Meio (Redenção)
– Aracoiaba (Aracoiaba)
– Gavião (Pacatuba)
– Germinal (Palmácia)
– Itapebussu (Maranguape)
– Macacos (Ibaretama)
– Macolzinhado (Cascavel)
– Pacajus (Chorozinho)
– Penedo (Maranguape)
– Pesqueiro (Capistrano)
– Tijuquinha (Baturité)
– Junco (Granjeiro)
O Povo