As ações educativas do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) em todo o Estado passaram a utilizar óculos de realidade virtual que simulam efeitos de embriaguez como forma de conscientizar e orientar motoristas e futuros condutores sobre os perigos da utilização de álcool e drogas ao dirigir. O equipamento vai ser usado em palestras, visitas à Escola de Trânsito e blitze educativas.
Quando os agentes de trânsito realizam a simulação, são abordados os riscos mais comuns ao se consumir substâncias indevidas e dirigir. Os efeitos correspondem à perda da coordenação motora, dificuldade de concentração e redução do tempo de resposta em situações no trânsito, colocando em risco os motoristas e os pedestres. Durante este mês, o equipamento também tem sido utilizado na campanha Maio Amarelo.
Este ano, a campanha tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”, visando chamar a sociedade para uma reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo sobre a segurança viária por meio de uma ação conjunta entre poder público e sociedade civil. Diariamente, o Dentran-CE realiza ações pela Educação de Trânsito no Ceará, segundo o diretor da Escola de Educação para o Trânsito do do órgão, Ubiratan Teixeira.
“Este é mais um equipamento inovador trazido pelo Detran para reforçar os trabalhos realizados diariamente pela Educação de Trânsito no Ceará. O número de acidentes em rodovias, devido o uso de álcool e drogas, é alarmante, e estamos constantemente buscando métodos para que os condutores sejam conscientizados sobre estes riscos”, explica o diretor ao Detran-CE
O Povo