Nesta sexta-feira (27), o município de Barbalha, no Sul do Ceará, acerta os detalhes finais para a Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Depois de dois anos de pandemia da covid-19, os festejos voltam a acontecer presencialmente.
As ruas da cidade estão decoradas para receber os visitantes durante as comemorações. A bandeira do padroeiro vai ser entregue nesta sexta na igreja matriz para que seja hasteada no domingo à tarde, um dos ápices da festa.
Veja a programação de festejos deste fim de semana:
- No sábado (28), acontece a tradicional Noite das Solteironas, uma manifestação cultural que celebra o desejo das pessoas por um casamento. O evento antecede o cortejo do Pau da Bandeira.
- Ainda no sábado, o público pode conferir um show que começa às 20 horas, ao lado da Matriz de Santo Antônio, e as principais atrações são os caririenses Fábio Carneirinho e Luiz Fideles.
- No domingo, a tradicional missa de abertura acontece às 9 horas da manhã na igreja matriz de Santo Antônio com a benção da bandeira.
- Após a celebração, os carregadores do pau da bandeira seguem para o sítio Flores e devem retornar às 17 horas com o cortejo.
- O hasteamento ocorre depois do cortejo em que “carregadores” levam o pau da bandeira pelas ruas da cidade até a igreja matriz. De acordo com a tradição popular, quem escreve na parte de trás da peça quando ela está sendo confeccionada, garante o casamento. “Eu já tenho vários casos de pessoas que vem me procurar e que me contam que realmente conseguiram casamento depois de colocar a assinatura na bandeira”, relatou Sandra Sobral, responsável pela confecção da bandeira.
- O hasteamento está previsto para acontecer no final da tarde. Mas a partir das 11 horas a festa inicia na rua do Vidéo com vários grupos tradicionais, como trio de sanfoneiros para animar os visitantes.
De acordo com a prefeitura de Barbalha, todo o espaço da festa será fiscalizado pela vigilância sanitária do município que vai exigir o comprovante de vacinação dos visitantes e controlar o acesso ao evento. A estimativa é de que 300 mil pessoas passem pelo município durante os festejos.
A festa de Santo Antônio é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
SVM