Uma boia marítima gigante encalhou em uma praia de Camocim, no litoral cearense, e chamou atenção de quem passou pelo local na manhã desta sexta-feira (18). O empresário Isarel Alencar, que tem uma barraca de praia próxima, avistou o objeto logo cedo e comunicou a Capitania dos Portos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/7/s/aaK3nNSdKI6ymLmqsd8A/boia-gigante-camocim.jpg)
“Chamou muita atenção minha e de colegas que têm barraca aqui perto. Algumas pessoas aproveitaram para fazer fotos da boia”, diz.
A boia marítima, que pesa meia tonelada, se desprendeu do farol de Camocim na noite de quinta-feira (17), com a força da maré alta. “A boia fica na boca da barra, local que sinaliza o ponto de entrada das embarcações, se desprendeu e veio parar na costa do farol”, detalhou Israel.
A Capitania dos Portos foi comunicada sobre o encalhe da boia e aguarda uma nova alta da maré para fazer a retirada do objeto.
Conforme moradores da região, a boia estava apagada há cerca de cinco dias e passava por manutenção.
A boia marítima é luminosa e serve para alerta locais onde embarcações podem ou não podem navegar. Em Camocim, ela indica o local mais profundo do canal, por onde navios, lanchas e canoas pesqueiras trafegam e desembarcam cargas de frutos marítimos.
Nordeste Notícia
Fonte: SVM