Choveu neste mês de janeiro no Ceará 165,6 milímetros acima do esperado. — Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares
Choveu neste mês de janeiro no Ceará 165,6 milímetros acima do esperado. — Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares

O volume de chuvas no Ceará em janeiro deste ano ficou acima da média histórica e é o melhor registro dos últimos seis anos. O observado desde ano aponta que choveu 165,6 milímetros acima do esperado que é 98,7%. Um desvio positivo de 67,7%, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

No ano passado, houve apenas 45,9 milímetros de precipitação no estado, um desvio negativo de -53%,5%.

O melhor registro além do visto em janeiro de 2022 ocorreu em 2016 quando foi observado 189,6 milímetros com um desvio positivo final de 92,1%.

O município que recebeu mais precipitações no mês de janeiro deste ano foi Hidrolândia, na Serra da Ibiapaba com 401 milímetros. Um desvio positivo de 320%, já que o normal é 95,5 milímetros.

Em seguida aparecem Caririaçu, na Região do Cariri (397 milímetros); Iguatu, no Centro-Sul (384 milímetros); Ibiapina, na Região da Ibiapaba (376,8 milímetros) e São Benedito (363,4 milímetros).

Reservatórios

 

Segundo a Cogerh, o Ceará possui dois reservatórios monitorados sangrando. Além disso, 64 açudes estão com volume inferior a 30%. O Castanhão, maior reservatório cearense, chegou a 8,45% de sua capacidade. O Orós está com 22,77% e o Banabuiú com 8,18%.

Prognóstico para o trimestre de fevereiro a abril

 

Entre fevereiro e abril, a possibilidade chover um volume acima da média histórica no Ceará é de 40%, conforme previsão divulgada nesta quinta-feira (20) pela Fundação Cearense de Meteorologia a Recursos Hídricos (Funceme). A possibilidade chover abaixo da média é de 20%; e de precipitações em torno da média histórica, 40%.

O estudo foi apresentado pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

Previsão da Funceme para as chuvas em 2022:

  • 20% de probabilidade de chuvas abaixo da média;
  • 40% em torno da normalidade;
  • 40% de chance do volume total ser acima da média histórica.

 

Eduardo Sávio lembra que o volume de precipitações podem variar dependendo da região do estado. Ele explica que é perfeitamente natural que mesmo com previsões boas surgem regiões com chuvas abaixo da média. “Vamos ficar atentos no monitoramento. Nosso prognóstico é de baixo-curto prazo”.

Em 19 dias, Ceará tem mais que o dobro do volume de chuva de janeiro de 2021. Eduardo Sávio também falou sobre as boas chuvas deste início de ano.

“Temos que considerar que ainda faltam 13 dias para a finalização de janeiro e já tem áreas na categoria acima da média. Ibiapaba, litoral de Fortaleza, litoral do Pecém e maciço do Baturité estão acima da média”, afirmou.

O relatório da Funceme aponta que apenas uma macrorregião se encontra com o desvio negativo de precipitações neste mês de janeiro. Trata-se do Litoral Norte que recebeu até o momento 108,9 milímetros onde o normal é 111 milímetros. Um desvio negativo de apenas -1,9%. As demais regiões todas encontram-se com desvio positivo. Veja tabela abaixo.

Chuvas nas macrorregiões do Ceará em janeiro

Macrorregião Normal (mm) Observado (mm) Desvio (%)
Cariri 148,3 160,9 8,5%
Ibiapaba 108,5 145,4 34,1%
Jaguaribana 83,6 111,1 32,8%
Litoral de Fortaleza 97,2 159,8 64,3%
Litoral de Pecém 88,1 121,2 37,6%
Litoral Norte 111 108,9 -1,9%
Maciço de Baturité 95,9 191,9 100,1%
Sertões de Inhamuns e Crateús 88,1 117,9 33,9%

Influência atmosférica e oceânica para as chuvas

 

De acordo com a Funceme, o cenário esperado para os próximos meses se dá a partir da análise das condições atmosféricas e oceânicas e dos resultados de modelos numéricos de previsão. Em relação ao mesmo período do ano passado, é mais otimista, já que, em 2021, a maior probabilidade era de precipitações abaixo da média, o que acabou se confirmando ao final do período de três meses.

Nordeste Notícia
Fonte: SVM

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!