O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) recomendou, por meio de documento, que as escolas privadas do estado mantenham a folga no carnaval 2022.
O governo também pede que as escolas funcionem normalmente durante o período, e que os dias trabalhados durante o carnaval sejam recompensados posteriormente.
Segundo a circular do sindicato, o recesso entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março obedece às Convenções Coletivas de Trabalho.
“O Sinepe-Ce ratifica a recomendação às instituições de ensino associadas, publicada em 03/02/2022, através da Circular 003/2022, de cumprimento do calendário escolar de 2022, mantendo o feriado de carnaval deste ano (28/02 a 02/03) e obedecendo às Convenções Coletivas de Trabalho.”, diz o documento.
O chefe do executivo afirmou também que eventos vão permanecer com capacidade reduzida de 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos. O feriado de carnaval em 2022 será no dia 1º de março.
Alteração acordada com antecedência
O Sinepe-CE reforça também que a “a alteração do feriado ocorrida em 2021, foi acordada com certa antecedência e após alinhamento entre Governo do Estado e SINEPE-CE. A alteração se deu em razão da realidade sanitária à época, diferente de nosso atual cenário”, destaca.
Ainda de acordo com o Sinepe-CE, o órgão ainda vive com problemas de ajustes no calendário escolar e insatisfações da comunidade escolar.
Confira todas as decisões abaixo:
- Não haverá ponto facultativo concedido por entidades e órgãos públicos;
- Recomendação às instituições de ensino a fim de que funcionem normalmente;
- Recomendação aos órgãos representativos competentes para a abertura do comércio, serviços e indústria;
- Recomendação, ainda, da compensação, em data futura, dos dias trabalhados nesse período.
- Ainda definimos pela manutenção da capacidade para eventos de 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos. Sempre com o cumprimento dos protocolos sanitários e a exigência do passaporte da vacina.
- A fiscalização deverá ser intensificada.
- Para congressos, seminários e outros eventos corporativos, não festivos, a capacidade fica ampliada para 1.500 pessoas em ambientes fechados e 3.000 em ambientes abertos.
Nordeste Notícia
Fonte: SVM