A cachoeira do Balneário do Boi Morto, no município de Ubajara, transbordou nesta quinta-feira (13), após as últimas chuvas registradas na região. As águas da cachoeira seguem para o açude Jaburu principal reservatório que abastece as cidades da Serra de Ibiapaba.
A cachoeira do Boi Morto é um dos principais pontos turísticos de Ubajara e atrai turistas nesta época do ano.
As chuvas de pré-estação registradas nos 13 primeiros dias de 2022 na Região da Ibiapaba ainda não superaram o volume esperado para o mês de janeiro. É o que mostra o Calendário de Chuvas, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os dados apontam que, até esta quinta-feira(13), a média de pluviometria da Região da Ibiapaba observada é de 89.2 milímetros onde o esperado é 108.5 milímetros.
Situação dos maiores reservatórios
O Castanhão está com apenas com 8,38% da sua capacidade preenchida. Ele é o maior reservatório do Ceará e um dos responsáveis pelo abastecimento da capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O segundo e o terceiro maior açude do Ceará também estão com nível crítico. O Orós está com 22,42% da sua capacidade, enquanto o Banabuiú tem 8,22%. Os dados foram retirados do Portal Hidrológico do Ceará na manhã desta terça-feira.
Primeiro açude a sangrar no estado
A Barragem do Batalhão, na cidade de Crateús, foi o primeiro açude a sangrar no Ceará em 2022 entre os reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Segundo a companhia, o açude transbordou no sábado (8). Outros dois açudes têm volume acima de 90%; 75 deles estão com volume inferior a 30%.