Um dos principais pratos do período junino, o mungunzá doce deixa todo mundo que é fã das festas juninas com água na boca. Há quem também não resista ao mungunzá salgado, mas o NE Rural deste domingo (27) ensinou como fazer o prato doce com poucos ingredientes, dentre eles, milho de canjica branco, canela e leite de coco.
Quem assina a receita é o chefe de cozinha e gastrólogo Jônatas Fonseca. Atualmente, ele tem o próprio negócio na área de gastronomia e adapta cardápios para datas comemorativas. Em um mês como junho, o trabalho é inspirado no Nordeste e nos festejos que mexem com o paladar de muita gente.
Mungunzá é um dos principais pratos do período junino. — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Ingredientes
- 500 gramas de milho (aquele utilizado para canjica branca);
- 200 ml de leite de coco;
- 100 gramas de coco ralado;
- meia xícara de açúcar cristal;
- canela em pó a gosto;
- cinco cravos da Índia;
- um pau de canela;
- um litro de leite integral;
- meia lata de leite condensado.
Modo de preparo
- Para começar, é necessário utilizar uma peneira para separar a água do milho, que deve ficar de molho um dia antes para que possa amolecer. O grão fica até mais branquinho e já é notória a mudança na textura. Logo depois de adicionar a água, o próximo passo é deixar no fogo médio e aguardar.
- Em seguida, é necessário separar a água do milho. A água é descartada e o milho, cozido, vai para outra panela. Depois de colocar o leite e com o fogo ligado, é só ir adicionando os outros ingredientes, como o leite condensado, coco ralado, os cinco cravos, e a canela em pau e também em pó.
- Poucos minutos depois, o mungunzá fica cremoso, salpicando e no ponto de ser saboreado, como todos os pratos do período junino.
Comentários