A Polícia Civil resgatou nesta quarta-feira (19) o jovem de 18 anos que teve a casa invadida e foi levado como refém por um grupo armado na segunda-feira (17) na zona rural de Ibaretama, no interior do Ceará.
José Maycon Silva Freitas, reencontrou a família nesta quarta-feira (19), após ser localizado pela polícia na cidade de Pacajus na Região Metropolitana de Fortaleza. A vítima completou 18 anos um dia antes do sequestro ocorrer.
O encontro entre José Maycon e a mãe foi marcado por emoção. A primeira frase dita pelo jovem no reencontro foi “Sua benção, minha mãe”, seguido de um abraço demorado. (Veja vídeo acima)
José Maycon Silva Freitas, de 18 anos, reencontrou os pais após ser localizado pela polícia em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. — Foto: Reprodução
Uma mulher suspeita de participação no crime foi presa em uma residência no Bairro Mal Cozinhado, no município de Horizonte. Ela foi identificada como Raira Rodrigues Lima, de 19 anos, sem antecedentes criminais. Conforme as investigações da polícia, o celular de Raira foi usado para as negociações de pedidos de resgate.
Os detalhes da ação policial foram divulgados na manhã desta quinta-feira (20), em coletiva de imprensa, na sede da Superintendência da Polícia Civil, em Fortaleza.
Além do celular da suspeita, a Polícia Civil apreendeu um chip telefônico que a mulher tentou destruir. Raira foi conduzida para a sede da Divisão Antissequestro (DAS), em Fortaleza, onde foi autuada em flagrante por extorsão mediante sequestro.
Outros quatro suspeitos do crime já foram identificados e são procurados pela Polícia. Um deles, o suspeito de ser o mentor da ação criminosa, trata-se do namorado de Raira.
Liberação do jovem
Conforme a Polícia Civil, após a prisão da mulher, na tarde desta quarta-feira, o jovem foi deixado pelos suspeitos nas proximidades de uma cervejaria na rodovia BR 116, no município de Pacajus, onde pediu ajuda a um caminhoneiro, que acionou a Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Os policiais militares conduziram a vítima para a Delegacia Metropolitana de Pacajus, onde de lá ele foi transferido para a sede da DAS, em Fortaleza, e pôde reencontrar sua família.
As investigações apontam que após ser arrebatado da casa dos pais, José Maycon passou por dois locais que serviram de cativeiro.
As investigações sobre o caso foram conduzidas pela Delegacia Regional de Quixadá e a Divisão Antissequestro (DAS) e contou com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PCCE, além da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Invasão e sequestro
Um grupo armado invadiu uma casa, assaltou uma família e levou um adolescente como refém durante a fuga na zona rural da cidade de Ibaretama, no interior do Ceará, no fim da tarde desta segunda-feira (17). José Maycon Silva Freitas foi colocado pelos suspeitos em um veículo.
Conforme Israel Silva Freitas, 21 anos, irmão de José Maycon, quatro homens chegaram à casa em uma caminhonete Hilux de cor preta, se passando por policiais civis e informando que iriam apurar uma denúncia de tráfico de drogas. Na residência estavam os pais dos jovens, José Maycon, e duas crianças de 6 e 11 anos, que são primas dos rapazes.
“Quando entraram na casa eles anunciaram o assalto e pegaram uma quantia em dinheiro, três aparelhos celulares e antes de saírem disseram que iriam levar meu irmão, que estava deitado em um sofá. Minha mãe pediu para eles não fazerem nada com meu irmão e eles (suspeitos) disseram que iriam soltar ele no caminho”, relata Israel.
Segundo Israel, Maycon é o filho mais novo e é o único que ainda mora com os pais. O jovem é estudante e pratica capoeira em um projeto na comunidade onde mora.
Nordeste Notícia
Fonte: G1