A partir desta segunda-feira (26), igrejas, escolas, academias e barracas de praia estão autorizadas a funcionar com restrições no Ceará. Entre as restrições, estão a redução do horário e dias de funcionamento. As restrições valem de segunda a sexta-feira. Já no fim de semana, permanece o isolamento social rígido e apenas atividades essenciais podem funcionar.
A flexibilização dessas atividades faz parte das medidas do novo decreto de reabertura gradual da economia, anunciado pelo governador Camilo Santana no último sábado (24). A retomada gradual das atividades não essenciais teve início no dia 12 de abril, após o estado ficar 29 dias em isolamento social rígido para barrar a propagação da Covid-19.
Apesar da liberação do Governo, fica a critério das prefeituras de cada município autorizar o retorno dessas atividades.
Igrejas
No novo decreto, as igrejas e templos tiveram a capacidade do público ampliadas de 10% para 25%.
Escolas
As escolas tiveram a ampliação das turmas que podem oferecer aulas presenciais. A partir de hoje, escolas até o 9º ano estão autorizados a funcionar com 40% da capacidade das turmas. Algumas escolas particulares da capital retomam as aulas presenciais nesta terça-feira (27).
No decreto anterior, apenas a Educação Infantil (4 e 5 anos) e o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental estavam liberados a funcionar de forma presencial com 35% da capacidade.
Em relação às escolas, ainda deve ser oferecido o ensino remoto, caso seja a opção dos responsáveis pelos estudantes.
Academias
As academias podem funcionar entre as 6h e as 18h, apenas para a prática de atividades individuais, com horário marcado e 25% da capacidade. Nos fins de semana, estes estabelecimentos devem permanecer fechados.
Barracas de praia
As barracas de praia, por sua vez, só podem funcionar na modalidade de restaurante, ou seja, piscinas e parques aquáticos não devem ser utilizados por enquanto. É permitido 40% da capacidade.
O banho de mar está permitido de segunda a sexta-feira, conforme o Governo. Porém, no artigo 3º do decreto estadual 37.043, ainda conta o uso da praia como proibido.
Diariamente, permanece proibida a circulação de pessoas em ruas e espaços públicos entre as 20h e as 5h. As regras valem até a próxima sexta-feira (30). Uma nova decisão será tomada para a semana seguinte.
Nordeste Notícia
Fonte: SVM