As aulas presenciais foram retomadas em unidades públicas estaduais do Ceará nesta segunda-feira (1º) com adaptações para evitar a contaminação do coronavírus. Quadras esportivas viraram sala de aula para a recepção dos alunos de 1º ano do ensino médio, os intervalos são separados entre as turmas, e professores e estudantes são orientados a não compartilharem objetos pessoais.
A volta para o 3º ano é híbrida (com opção de aula presencial ou on-line) e, para o 1º e 2º anos, as aulas vãos ser remotas.
Na Escola Gentil Barreira, no Bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, as carteiras estudantis foram colocadas na quadra esportivas. Ao fim das aulas, os alunos são orientados a deixarem o local de forma gradual, para evitar aglomeração.
Alunos do 1º ano foram acolhidos no local pelo diretor da escola e professores, que passaram orientações sobre as medidas sanitárias para evitar a propagação do novo coronavírus e a metodologia de ensino.
Na ocasião, um grupo de alunos foi escolhido para ser um elo entre os professores e demais estudantes da turma. Apenas o primeiro dia letivo dessa série foi presencial e os demais serão de forma remota. “É muito importante esse momento, que a gente passa as informações, pegamos os contatos dos alunos, para que a gente possa ter acesso a eles quando necessário”, disse o diretor Jair Fonseca.
Alunos deixam salas de aulas em horários diferenciados para evitar aglomeração na saída — Foto: José Leomar/SVM
As aulas presenciais foram suspensas em março de 2020, no auge da pandemia de Covid-19. Elas retornaram de forma gradual, na rede privada, em julho. A previsão para volta também das aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Cada escola decide se deve retornar às aulas presenciais ou manter o ensino remoto, mas as salas físicas devem respeitar o limite de 35% de ocupação, e os alunos devem ter distância mínima de 1,5 metro entre os demais.
‘Novo oi’
Orientação da Secretaria da Saúde inclui ‘novo oi’, sem o contato entre as pessoas — Foto: Seduc/Reprodução
A Secretaria da Educação do Ceará desenvolveu uma cartilha para orientar alunos, professores e outros profissionais que trabalham nas unidades de ensino. Entre as orientações estão o “novo oi”, cumprimento sem o contato; e o intervalo para lazer em horários diferentes entre as turmas para evitar aglomeração.
Os alunos também devem ter o próprio copo, garrafa e itens pessoais para evitar o compartilhamento de objetos que possam transmitir a Covid-19.
Confira as normas da Secretaria da Educação do Ceará para o retorno às aulas:
Normas nas escolas
- Horários de entrada e saída de alunos serão divididos entre as turmas, coordenado pelas unidades;
- A capacidade de alunos em sala de aula pode ser reduzida para que cada estudante fica à distância de 1,5 metro dos demais;
- Os professores e demais profissionais terão capacitação para lidar com a crise da pandemia.
Rotina escolar
- Os alunos devem ter a temperatura aferida na entrada do colégio e não ter mais de 37,5ºC;
- A entrada das salas devem ter tapetes sanitizante para higienização de calçados;
- Chão deve ter adesivos sinalizando a distância a ser respeitada por alunos e profissionais;
- Máscaras são obrigatórias para alunos, responsáveis e profissionais;
- Locais de aula devem fornecer álcool para que as pessoas mantenham higienização;
- Elevadores não devem ser utilizados por alunos e profissionais;
- Salas devem ter janelas abertas para melhorar a circulação de ar;
- Os intervalos serão divididos entre as turmas para evitar aglomeração;
- Uso de banheiro deve ser organizado para evitar aglomerações;
- Itens como relógios, anéis e pulseiras devem ser evitados;
- Estudantes devem levar o próprio copo e evitar compartilhamento.
Nordeste Notícia
Fonte: G1